quarta-feira, 5 de maio de 2021

Maria Dilce Feitosa, uma pequena homenagem

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

Maria Dilce Feitosa pode ser um nome desconhecido para muitos, mas quem, de alguma forma teve ligação com a Universidade Estadual do Ceará - Uece, especialmente o Centro de Estudos Sociais Aplicados - Cesa, vai se lembrar.

Dilce Feitosa ultrapassou os 40 anos de abnegado trabalho como servidora pública, cumprindo com empenho invulgar a missão que abraçou - servir ao público, destacando-se por sua grande capacidade de acolhimento sincero.

De forte personalidade, sua lealdade para com os superiores hierárquicos não a inibia de opinar sobre o que considerasse melhor para o Cesa, em termos de espaços, limpeza e conservação, gestão de bens, fluxo de processos e, especialmente, pessoas.

Em relação aos aposentados, é necessário ressaltar Dilce como sua embaixatriz, procurando minorar aquilo que considerava uma falha institucional, de não se dar um tratamento mais humano e diferenciado a quem havia dedicado boa parte da vida à Uece.

No Cesa, que sempre cuidou para que fosse um espaço agradável, limpo, confortável e seguro, trazia todas as atividades perto dos olhos e não fazia vistas grossas para o que estivesse fora desse padrão, sempre exigindo o melhor possível.

Apesar de, por sua índole, não ser afeita às "modernidades" dos sistemas de informática, preferindo lidar com papel - dizia-se uma traça - mantinha todos os controles rigorosamente em dia e prestava contas com o necessário detalhamento e as devidas comprovações e funcionava como uma espécie de call center da Uece.

Convivi de perto com ela, entre 2012 e 2020, como diretor do Cesa, Centro do qual era secretária. Foi uma riquíssima convivência, em que pude reforçar que nossa função de servidor público deve ser exercida não somente com entrega, mas com altivez e ética.

Dilce Maria, como a tratava na informalidade, não vai ler esta mensagem, porque nos deixou, de forma abrupta, em 10 de março. Aquieta-me o fato de que ela sabia o que eu pensava a seu respeito, até porque lhe dizia que o dia 28 de setembro fora escolhido como Dia do Servidor Público exatamente por ser sua data de nascimento. No seu novo lar, o meu renovado carinho.

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 26/4/21. Opinião, p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog