quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MENSAGEM AOS FORMANDOS EM MEDICINA DA UECE EM 2012

Fortaleza, 16 de março de 2012
Prezados concludentes da 5ª turma de Medicina da UECE,
Paz e bem!
Causou-me surpresa e, por que não dizer, intensa alegria, a escolha do meu nome, como designação da turma de formandos do Curso de Medicina da UECE-2012.
O inesperado prazer se fez ainda maior, porquanto fui cientificado da iniciativa, por parte de membros da Comissão de Formatura, em 13 de março de 2012, no momento em que lançava, no Centro de Formação Pastoral Sta. Clara, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o livro de minha autoria “Refazendo o caminho: passado e presente de uma família”, tendo ao lado familiares, amigos, colegas, mestrandos e, em especial, alunos e ex-alunos da MedUece.
Naquela ocasião, havia a coincidência do evento com a data de meu genetlíaco, marcando os 59 anos de vida, daí porque a boa nova, anunciada na comunicação oficial dessa comissão, configurou o meu melhor presente, coroando aquela exitosa noite.
A verdade é que fiquei bastante sensibilizado com a honrosa indicação, pinçado que fui entre tantos valorosos docentes do nosso colegiado, uma vez que já deixara a coordenação do curso de Medicina há mais de três anos e entregara a coordenação do Internato há quase um ano. Saliente-se, por oportuno, que me encontro, presentemente, à frente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública da UECE, daí decorrendo um certo distanciamento – apenas físico, diga-se de passagem, dos concludentes da Turma 2012 da MedUece, cujos internos cumprem estágios em diferentes estabelecimentos de saúde, fora do Campus do Itaperi.
Mesmo assim, mantenho uma afinidade com todos, e interesso-me, sobremaneira, pelo futuro que os aguarda. Realmente, tenho a convicção de haver participado, com afinco, dessa trajetória de vocês, em busca do diploma de médico. O mérito, no entanto, é de cada um, que despendeu muito suor nessa caminhada.
De qualquer modo, sinto-me extremamente honrado por ter sido lembrado para dar nome à turma de Medicina da UECE de 2012, mais até porque vejo recompensado o meu esforço de contribuir para a formação de bons profissionais médicos e, sobretudo, cidadãos conscientes do seu papel de exercer a Medicina com dignidade e respeito ao ser humano.
Ao ensejo, expresso o meu muito obrigado pela homenagem e rogo a Deus que os ilumine no percurso da sublime profissão abraçada.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado, sob o título “Mensagem aos formandos da MedUECE 2012”, In: Revista MedUECE: Turma Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva. Fortaleza, Ano V, Nº 5. Dezembro de 2012. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog