sábado, 12 de janeiro de 2013

PESAR POR PADRE HAROLDO COELHO

É com tristeza que registro agora o falecimento, na noite de ontem, 11 de janeiro de 2013, do Padre HAROLDO COELHO, religioso secular da Arquidiocese de Fortaleza, e muito conhecido por sua atuação política, no campo da esquerda, movido, sobretudo, pelo interesse nas grandes questões sociais que afligem os segmentos da população mais desfavorecidos.
Eu o conhecia desde 7 de fevereiro de 1981, quando ele oficiou o nosso casamento com Fátima Bastos, na Igreja de Fátima, e, a despeito de nossas diferenças ideológicas, no tocante a vários assuntos, mantínhamos um ótimo relacionamento.
Ultimamente, em nossos vários encontros casuais, ele costumava dizer-me o quanto apreciava os meus escritos, e de, equivocadamente, proclamar, até publicamente, aos que estavam no entorno, que eu era o médico que mais entendia da saúde no Ceará.
Ele tinha acordado conosco um compromisso litúrgico familiar para o dia 5 de janeiro e, pouco antes de sua viagem a Brasília, ligou-me para confirmar o horário, tendo, inclusive, antecipado o seu retorno, temendo algum imprevisto de voo. Na semana passada, fui surpreendido por contato de uma amiga, dando conta do seu internamento no Hospital Daher, de Brasília, e que ele pedia que eu buscasse um outro padre para substituí-lo, pois não tinha segurança de estar em Fortaleza na data aprazada.
Nessa quinta-feira (10/01/13), por solicitação de seus sobrinhos Alexandre e Tadeu, fiz exaustivos contatos, envolvendo pessoas e instituições, tanto no Ceará como do Distrito Federal, no intuito de providenciar a sua remoção aérea, para tratamento hospitalar em Fortaleza. No entanto, o seu crítico estado de saúde contraindicava essa transferência, o que se confirmou com o agravamento de suas condições no correr do dia, minando as expectativas de sua pronta recuperação, culminado com o seu desaparecimento terreno na noite passada.
O corpo do Pe. Haroldo será transladado de Brasília para Fortaleza, às 21h de hoje, e velado, no domingo, na Igreja de Santa Edwirgens, na Av. Leste-Oeste, no Jacarecanga, na vizinhança do Pirambu, área da cidade pela qual ele sempre pugnou em sua ação pastoral. O sepultamento acontecerá às 17h30, no Parque da Paz.
Descansa em paz, “velho” guerreiro! Você, assim como Paulo, combateu o bom combate.
Que Deus o acolha entre os seus eleitos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro da Sociedade Médica São Lucas

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog