domingo, 13 de janeiro de 2013

DISCURSO: MEDICINA DA UFC 1977-2012

Em dezembro de 1977, a Turma Prof. José Carlos Ribeiro assinalou um tento, diferenciado das práticas comemorativas usuais entre formandos de Medicina no Ceará, posto trazer a público o livro “Medicina da UFC 1977-2007: 30 anos de formatura da Turma Prof. José Carlos Ribeiro”. A obra faz um resgate histórico de fatos recentes da Medicina do Ceará, cobrindo um período de mais de três décadas, iniciado em 1972, com o indigesto Ciclo Básico, concebido no bojo da reforma de ensino universitário perversamente experimentada pela Universidade Federal do Ceará.
A publicação, em referência, serviu de norte para que outras turmas de médicos egressos da UFC construíssem o registro de suas próprias trajetórias, prestando-se para demarcar seus festejos de 25, 30, 35 ou demais anos, compondo um cadinho de memórias a perpetuar as lembranças dos colegas médicos, e, com isso, restaurando cenários para a compreensão da História recente da Medicina cearense, ao tempo em que contribuiu para alimentar a continuidade desses registros nas sucedâneas coortes de médicos.
O livro “Medicina da UFC 1977-2012: jubileu de coral da Turma Prof. José Carlos Ribeiro” tem o propósito de fazer uma atualização da publicação retroaludida. A coletânea enfeixa ensaios, perfis e crônicas, com predomínio de textos escritos por colegas integrantes dessa valorosa turma. Os temas tratados são, fundamentalmente, relacionados às ações que se passaram com os componentes da Turma Prof. José Carlos Ribeiro, desde dezembro de 1977, mas concentradas especialmente no último lustro, conforme pode ser visto no seu sumário.
A inovação, em 2012, vem por conta da inclusão no apêndice do livro de um DVD, apenas para distribuição entre colegas de turma, com marcos iconográficos da turma, registrando os nossos momentos acadêmicos e os encontros quinquenais, bem assim da apresentação deste livro, nos moldes de um memorial repleto de saudade.
As contribuições dos colegas, espontâneas e/ou induzidas, chegaram em profusão, trazendo ânimo novo a uma alentadora obra de resgate da História da Medicina do Ceará, nas últimas décadas, robustecida pela participação de tantos autores.
A obra está dividida em seis partes: I - Lembranças perláceas; II – Livro e homenagens pós-trint’anos; III – Saudades do Prof. Eilson; IV - Relembranças de colegas, por colegas; V – Comemorando os trinta e cinco anos; e VI – Apêndices, reunindo, no todo, quase 40 textos, em prosa e em versos, produzidos por 20 colegas, amigos e convidados.
São composições de diferentes estilos e diversidade vocabular, todas, porém, tendo por fio condutor a narração da trajetória de uma turma de médicos, desde os bancos acadêmicos; em comum, prepondera o sentimento cordiano de cada autor, ao transpor, para o papel, as emoções vivenciadas ao cabo de tantos anos de estudos e de labor.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Concludente de Medicina da UFC-1977

* Discurso proferido por ocasião do lançamento do livro “MEDICINA DA UFC 1977-2012: jubileu de coral da Turma Prof. José Carlos Ribeiro”, no Hotel Jangadeiro, na Praia do Presídio, em Iguape-CE, em 8 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog