terça-feira, 15 de outubro de 2013

Carta-poema de uma professora para a Presidente Dilma



Autora: Rosário Lustosa

Excelentíssima Senhora
Presidente da Nação
Escrevo aqui do Nordeste
Do interior do sertão
Pra lhe pedir com urgência
Uma breve intervenção

Sou um caboclo qualquer
Que nestas brenhas nasceu
Aqui no meio do mato
Onde meu pai recebeu
Um pedacinho de terra
Depois que vovô morreu

Neste pedaço de terra
Meu pai sempre trabalhou
E toda a sua família
Sacrificado criou
A senhora nem imagina
O que agente penou

Melhor oportunidade
O meu pai não teve não
Ele sempre trabalhou
Com muita dedicação
Ama muito esta terra
Nunca saiu deste chão

E foi com muita tristeza
Que nossa casa deixei
Me mudei para a cidade
Mas nunca me acostumei
De volta pra minha terra
Aposentado eu irei

E chegando na cidade
Eu fui logo trabalhar
Procurei uma escola
Comecei a estudar
O trabalho e o estudo
Eu consegui conciliar

E com muito sacrifício
No vestibular passei
E dando prosseguimento
Na faculdade eu entrei
Trabalhando e estudando
Foi assim que me formei

Em concurso de uma escola
Um dia eu fui aprovado
Já faz até um tempinho
Que eu estou empregado
Agora estou lhe escrevendo
Pra lhe mandar um recado

Conceda um salário digno
Pra nossa categoria
Para podermos pagar
As nossas contas em dia
Dê o reconhecimento
No trabalho e a parceria

Resolva esta parada
Ela é mesmo Federal
Por favor faça valer
Um piso salarial
Que beneficie a todos
De uma maneira geral

A nossa educação
Está muito defasada
Valorize o professor
Esta classe maltratada
E cada dia que passa
No Brasil é desprezada
  
Mande dai uma lei
Para poder melhorar
A vida do professor
De todo e qualquer lugar
Pois a qualquer cidadão
É ele quem vai formar

Se com todo este progresso
A coisa ainda está feia
Imagine a senhora
Nós que vivia na peia
Toda esta realidade
Conheço do chão a “teia”

No meu tempo de escola
Merenda não existia
Todo livro se comprava
Uma só farda servia
Para usar todo tempo
Que por lá permanecia

Com tanta modernidade
Nosso Nordeste mudou
Todo o progresso daí
Aqui também já chegou
A tal globalização
Passou aqui e ficou

O que a escola oferece
Nos deixa muito contente
Mas falta o equipamento
Para a pesquisa de gente
Que impede um trabalho
Produtivo e eficiente

Eu gosto do meu trabalho
Ele foi minha opção
Aqui não entrei de graça
Estudei fiz seleção
Para chegar onde estou
Sofri muito feito um cão

Não se esqueça que o político
Só recebeu de favor
O voto simpatizante
Do nosso povo eleitor
Está é feito na vida
Sem ser um trabalhador

O que ganha um deputado
Aí do seu parlamento
Somando todo o salário
Do nosso departamento
Com certeza ultrapassa
O nosso recebimento

E veja que o professor
Tem uma missão diferente
De estudar pra ensinar
A todo e qualquer vivente
Merece ter um salário
Que seja digno e decente

Nesta pisada que vai
Alguém de nós vai chagar
A ter um salário mínimo
No fim do mês pra ganhar
Deste jeito não compensa
Se esborrachar de estudar

Eu conheci um colega
Que em um concurso passou
A nossa realidade
Conhecendo não gostou
Esta nossa profissão
Ele já renunciou

Dona Dilma eu lhe suplico
Use a sua consciência
Valorize o Professor
Rogo-lhe aqui com clemência
Reconheça que esgotou
Toda nossa paciência
  
Dê um basta nesta lei
Que assinou pra pagar
O teto de INSS
Pra o servidor que entrar
De professor federal
(Depois que se aposentar)

E quem está na ativa
O salário é piorando
Uma inflação mascarada
Estamos vivenciando
Com salário defasado
Todo dia se acabando

Direitos adquiridos
Respeite, não vá tirar
A educação continua
Investimos pra estudar
A vida de nossos filhos
Precisamos melhorar

A escola é necessária
Veja com o coração
Mas precisa funcionar
Com uma boa condição
E com um salário justo
Para garantir o pão

Desça daí de seu salto
E venha fiscalizar
Toda a nossa condição
Precisamos melhorar
Vai ficar mais flexível
Depois que analisar

Paralisar e fazer greve
Não nos dá satisfação
O aluno pago o pato
Ficando na contramão
Pense bem e analise
Estude uma solução

Imagine a senhora
O que pode acontecer
Se no dia da eleição
O povo não comparecer
Em greve com o político
Que deseja se eleger

A nossa situação
A senhora enfrentou
No seu começo de vida
Pois sabemos que lutou
Se juntando aos grevistas
Que defendeu e apoiou

O primeiro professor
Agente nunca esquece
O que a senhora aprendeu
Agradeça com uma prece
Entenda que ganhar bem
Todo professor merece.

Juazeiro do Norte, Agosto de 2013.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog