sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lúcia Dummar - vida longa com qualidade



Antero Coelho Neto (*)
Lúcia Dummar foi, e será sempre, um exemplo de vida longa com qualidade. Foram 96 anos vividos com exemplar “vida ativa, criativa e saudável”. Este lema, defendido e propagado pela OMS, em seu trabalho para os idosos de todo o mundo e por nós há 14 anos, em nosso programa (Rádio AM do POVO e na FM Universitária), terá sempre em dona Lúcia um dos exemplos maiores no nosso Estado.
Foi uma vida com qualidade para ela e exemplo de vida para todos os cearenses. Para mim, e sei que todos vocês concordam comigo, torna-se ainda mais importante pelo fato de que dona Lúcia tinha como uma das dimensões maiores de sua vida: o valor dado por ela à memória.
Com a sua evidente capacidade criativa, elaborou e montou um memorial em sua linda casa, colecionando escritos, fotos e obras sobre sua família, O POVO e fatos que ela reconhecia como valiosos. Nessa casa, destacada por seu amigo Lúcio Brasileiro como o “Castelo da Lagoa”, tudo estará preservado, lembrando o que foi importante para ela, para o Ceará e para todos nós.
Amiga desde há muitos anos, torna-se eterna também pelo seu grande trabalho de solidariedade e ajuda para muitos cearenses.
Em 20/11/99, dona Lúcia participou do nosso Programa “Novas Dimensões”, na Rádio AM do Povo, de número 100, com grande alegria e que gravamos como exemplo de satisfação de viver. Ao realizar a sua gravação, tive uma enorme surpresa ao constatar que ela, de uma maneira muito alegre e especial, citou positivamente os 20 “mandamentos” para uma longevidade feliz que adotamos, baseados nos achados e pesquisas dos melhores centros de avaliação de longevidade do globo e divididos em: o que devemos fazer, evitar e não fazer.
Jamais tinha tido respostas tão positivas e ditas com tanta firmeza, que gravei e transmiti para meus ouvintes. E, ao terminar as perguntas, disse que a sua grande alegria, naquele momento, era que estava aprendendo a trabalhar no computador. E, ao lhe perguntar sobre o fundamental em sua vida, respondeu: amor aos filhos, sua religião, esperança e determinação de alcançar o futuro desejado. Ali estava um exemplo, aos 83 anos, de uma mulher longeva com ótima qualidade de vida.
Telefonava falando do nosso programa de rádio, dando acolhedoras sugestões e, algumas vezes, nos convidando para almoçar com ela em sua casa. Cozinheira famosa e usando muitos alimentos de sua própria horta e aves, nos encantava pelo sabor.
Com suas fotografias e momentos publicados em vários jornais locais, juntamente com informações e programas gravados com ela e com seu filho Demócrito, elaboramos um CD que distribuímos para ela e para membros de sua família. Era a nossa gravação para que esses momentos e fatos ficassem para sempre na nossa memória.
É uma lembrança de grande significado emocional para nós. Para ela, concentramos nossa consciência, neste momento e em outros que virão, pois nossa saudade será para sempre.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Publicado In: O Povo, 2/10/2013. p.6.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog