quinta-feira, 24 de outubro de 2013

JOSÉ VALDIVINO DE CARVALHO: um educador cristão e social



Nasceu o poeta José Valdivino de Carvalho, em Água Verde, povoado então pertencente a Pacatuba, no Ceará, no dia 25 de fevereiro de 1911, filho de Pedro Lopes de Sá e Antônia Valdivino de Sá.
Em 1922, aos 11 anos deixa o aprazível Engenho Livramento, onde morava, para iniciar seus estudos no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, o conhecido Seminário da Prainha, reduto da formação de inúmeros intelectuais, que brilharam e enriqueceram a cultura e a política cearenses.
Em 1929, passa a residir com seu pai adotivo, o Cel. Juvenal de Carvalho, no palacete localizado à rua Floriano Peixoto, Nº 1.171, e a estudar com os Irmãos Maristas no Colégio Cearense Sagrado Coração.
Bacharelou-se, em 1938, em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará, unidade que viria integrar em 1954, a Universidade Federal do Ceará. No entanto, nunca militou na advocacia, porquanto o embate e a divergência entre as partes produziam um sofrimento no imo de sua alma, face à bondade imperante em suas ações, imbuído que era do total desprendimento para com o próximo, calcado na doutrina cristã que abraçara e pautara a sua existência.
Homem de convicção religiosa sólida, católico fervoroso, sentia-se engrandecido por pertencer à associação dos Irmãos do Santíssimo e exercer o Ministério Extraordinário da Eucaristia. Por suas estreitas relações com o Sr. Arcebispo metropolita, Dom Antônio de Almeida Lustosa, engajou-se na criação e implantação da Associação de Educação Familiar e Social de Fortaleza, que daria guarida ao Instituto Social de Fortaleza.
Em 2 de março de 1935, desposou a jovem Maria Adamir Correia Leitão, com quem teve nove filhos, formando a todos, e legando ao Ceará uma plêiade de filhos talentosos e valorosos cidadãos.
O seu ganha-pão foi, sobretudo, decorrente da atribuição de professor de português e francês, ensinando em várias escolas de Fortaleza, como o Colégio das Dorotéias, o Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, o Castelo Branco e o São José, tendo alcançado o acme no magistério, como Diretor da então Escola Normal Justiniano de Serpa, tradicional centro de formação das professoras primárias.
Em 15 de agosto de 1953, dia de Nossa Senhora da Assunção, a padroeira desta Fortaleza, chega a “imortalidade terrena”, ao assumir a Cadeira Nº 11, da Academia Cearense de Letras, patroneada pelo médico e historiador Barão de Studart.
No dia 15 de outubro de 1974, no salão de honra do Palácio da Abolição, recebeu das mãos do então Governador do Estado a Medalha Justiniano de Serpa.
Pertenceu ainda à Academia Cearense de Língua Portuguesa e ao Instituto Cultural do Vale Caririense.
José Valdivino de Carvalho destacou-se sobremaneira como escritor, tendo publicado vários livros, alguns dos quais convém ressaltar. O primeiro deles, “Florilégio”, impresso pela Tipografia Santos, em 1938, foi uma compilação das perorações do seu tio avô, o Pe. Valdivino Nogueira, um notável tribuno sacro. Em “O Perigo da Coeducação”, editado em 1939, traduziu o pensamento católico da época que se insurgia contra a possibilidade da educação de jovens, em colégios mistos. “Ma Grammaire Française”, impresso em 1940, pela Editora A Fortaleza, foi um didático livro para aprendizado da língua francesa. Em 1942, estreou na ficção, quando trouxe a lume, “A Flor da Jurema”, obra que pode ser qualificada no gênero romance.
Publicou ainda, em 1943, “A Poética do Padre Antonio Tomás” e “Pontos de Português”. Por intermédio da Editora e Gráfica Tipogresso, lançou, em 1975, “Você e a Crase”, e, em 1980, “O Étimo de Valdivino”. Em 1984, escreveu onze pequenos contos e ao final de alguns teceu mensagem de cidadania, de moral e ética para seus netos. Por fim, publicou “Historinhas Para Meus Netos e Bisnetos”, recriando, em uma linguagem acessível às crianças, contos infantis que escutara de sua ama, quando menino no Engenho Livramento.
No entanto, foi principalmente como poeta que José Valdivino de Carvalho se projetou entre os seus pares, pranteando a saudade de sua bucólica terra, ratificando o amor sem limites por sua Maria Adamir. O seu primeiro livro de versos, “Coração”, foi publicado em 1939. A obra “Tardes sem Sol”, editada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em 1978, foi o coroamento da maturidade lírica do grande vate.
Por mais de quatro décadas, empregou a sua velha e querida máquina de escrever como instrumento de trabalho, pontificando como articulista de diversas revistas, a exemplo da revista Valor, da qual foi colaborador por alguns anos; da Revista da Academia Cearense de Letras, em que registrou mais de uma dezena de ensaios de inegável reconhecimento cultural; e da revista Verdes Mares, órgão oficial do grêmio estudantil do colégio marista, que serviu de berço para o desabrochar de jovens escritores no Ceará.
Não menor, contudo, foi a sua atuação como jornalista. Escreveu em “O Nordeste”, jornal da arquidiocese de Fortaleza, crônica semanal, intitulada “Às Quintas”. Essas crônicas foram regularmente divulgadas até o fechamento do jornal, quando passaram a ser publicadas no jornal O Povo.
Voltou à Casa do Pai, em 26 de abril de 1989, quando contava 78 anos de idade, após cumprir uma existência profícua, marcada por atos de quem sempre soube espargir o bem.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e
da Academia Brasileira de Médicos Escritores

* Publicado, com redução, In: Ceará em Brasília, 24 (255): 22, outubro de 2013. (Jornal da Casa do Ceará em Brasília).
Fonte de Dados: CARVALHO, Francisco Flávio Leitão de. O poeta José Valdivino de Carvalho. Conferência pronunciada no XXII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores, realizado em Fortaleza, de 4 a 7 de junho de 2008, patrocinado pela SOBRAMES. 11p. (mimeo.).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog