quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CUBA DE OUTROS TEMPOS



Mas quem disse que nós queremos ser iguais a Cuba? Leia abaixo.

I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL!!!!!!!!!!!! REPETINDO.
O que foi que aconteceu? Bem explicadinho,
- A primeira nação da América espanhola, incluindo a Espanha e Portugal, que utilizou máquinas e barcos a vapor foi Cuba foi em 1829.
- A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA), a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.
- Foi um cubano que primeiro aplicou anestesia com éter na América Latina em 1847.
- A primeira demonstração, a nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.
- Em 1881, foi um médico cubano, Carlos J. Finlay, quem descobriu o agente transmissor da febre amarela e definiu sua prevenção e tratamento.
- O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.
- Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba.
- Antes do final do Século XVIII Cuba aboliu as touradas por considerá-las "impopulares, sanguinárias e abusivas com os animais".
- O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana em 1900.
- Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.
- A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.
- Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.
- Em 19 maio de 1913 quem primeiro realizou um vôo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, que durou uma hora e quarenta minutos.
- O primeiro país da América Latina a conceder o divórcio a casais em conflito foi Cuba, em 1918.
- O primeiro latino-americano a ganhar um campeonato mundial de xadrez foi o cubano José Raúl Capablanca, que, por sua vez, foi o primeiro campeão mundial de xadrez nascido em um país subdesenvolvido. Ele venceu todos os campeonatos mundiais de 1921 a 1927.
- Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.
- A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre.
- Em 1928, Cuba havia 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética.
- Cuba foi o primeiro país no mundo em número de estações por população e área territorial.
- Em 1937, Cuba decretou pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária.
- Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter um presidente negro, eleito por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos que só agora elegeu Barak Obama.
- Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo.
- Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.
- O movimento feminista na América Latina apareceu pela primeira vez no final dos anos trinta em Cuba. Ela se antecipou à Espanha em 36 anos, que só vai conceder às mulheres espanholas o direito de voto, o posse de seus filhos, bem como poder tirar passaporte ou ter o direito de abrir uma conta bancária sem autorização do marido, o que só ocorreu em 1976.
- Em 1942, um cubano se torna o primeiro diretor musical latino-americana de uma produção cinematográfica mundial e também o primeiro a receber indicação para o Oscar norte-americano. Seu nome: Ernesto Lecuona.
- O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba em 1950. As maiores estrelas de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.
- O primeiro hotel a ter ar condicionado em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.
- O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo ficava em Havana: O Focsa, em 1952.
- Em 1954, Cuba tem uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita.
- Em 1955, Cuba é o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).
- Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti era de 90%; e Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.
- Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes);, com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
- Em 1958, Cuba é o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão em cores.
- Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes).
- Era o País que mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.
- Ao longo dos Anos Cinqüenta (50's), Cuba detinha o segundo e terceiro lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.
- Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo.
- Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358) batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo lugar e terceiro, respectivamente.

E depois o que aconteceu???????
- Veio a Revolução.... comunista... e hoje... resta o desespero de uma população faminta, cercearam o direito de ir e vir, resta uma população humilhada sem liberdade nem mesmo de abandonar o país, sem dignidade, onde a atividade que mais emprega e a prostituição.
- Esse mesmo maldito regime que destruiu CUBA é o projeto PTista para o Brasil. O pior é que por desconhecimento de causa ou por pura maldade, muitos, especialmente os mais pobres ainda apoiam esse maldito projeto.
ACORDA BRASIL!..
Fonte: Circulando por e-mail (internet). Sem autoria definida.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog