terça-feira, 24 de dezembro de 2013

PRESENTE DE NATAL E ANO NOVO




Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
O ano de 2014 se aproxima. Será um ano eleitoral. Escolha do Presidente da República ou recondução da atual Presidente. Vamos escolher ou reescolher novos ou os mesmos governantes. Democracia, entre outras coisas, é alternância do Poder. Dizem por aí, ser a melhor forma de governo. Concordo.
Mas, não posso deixar de me valer de Maximillian Carl Emil Weber (1864 -1920).
No Brasil encurtaram o seu nome para Max Weber. Não importa! É considerado um dos fundadores da Sociologia. Se ele não disse isto eu não sei, inventei agora: “A Democracia é a melhor forma de governo", mas como tudo que é inventado pelo Homem tem lá seus pontos fracos e um deles é o calcanhar de Aquiles. No caso do sistema democrático é o colégio eleitoral. Quem elege? Quem são os eleitores?
Nos povos de cultura mais estruturada a exemplo de Joseph Goebbels (1897 -1945), o Ministro do Povo e da Propaganda nazista, controlava os meios de comunicações de massa. O rádio e a televisão e a leitura e a propaganda impressa era muito pobre se comparada com os de hoje. Isto na Alemanha. Imaginem no Brasil?
Atualmente os marqueteiros políticos dispondo da televisão, blogues, tweeters, e tantas parafernálias eletrônicas que estão para vir decidem as eleições.
A comunicação de massa, como fonte única e industrialmente bem estruturada, atinge todas classes sociais principalmente as menos favorecidas. O que desejo dizer com isso é também a ação da mensagem na mente de um espectador possui efeito diverso de acordo com sua condição psicossocial. A televisão, internet é diferente. No cinema a imagem é gerada pelo projetor, sala escura, exige do espectador uma série de pré-requisitos para assistir um filme e na mídia escrita, temos que ler o que foi escrito. Acontece entre o escrito um mundo virtual entre o texto e quem esta lendo. A telinha sensibiliza a pessoa (o eleitor, no caso) frontalmente.
O fato é que frequentemente não nos damos conta que a mente produz as decodificações necessárias para a compreensão imediata do que é transmitido. Estimula a apreensão do espectador do que está sendo transmitido sem censura, e agora a mídia eletrônica congelam as mensagem. Penetra no interior das mentes nos aconchego dos seus lares.
Anatomia do homem não mudou e o que avista vai diretamente pelo lobo central da telinha direto, sem (identificar e interpretar os sinais do emissor da mensagem previamente construída por código verbal ou não-verbal) para o inconsciente humano.
Oportuno, será salientar que a Mídia pode ser, como vem demonstrando, a guardiã da Democracia. Hoje um país pertence a quem controlar os meios de comunicação. O povo Brasileiro merece ganhar um tal presente de Natal e Ano Novo; neste ano eleitoral— ser blindado contra os maus profissionais do jornalismo.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog