quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Ceará se despede do Dr. João Alfredo Montenegro



Ontem (4/12/13), às 19 horas, na Igreja das Irmãs Missionárias, centenas de familiares, amigos e admiradores estiveram presentes à situada Missa da Ressurreição, em sufrágio da alma do Prof. João Alfredo de Sousa Montenegro. A missa foi concelebrada pelos Monsenhores Manfredo Ramos e Manfredo Oliveira e Pe. Evaristo.
Dr. João Alfredo Montenegro, nascido em Quixadá em 15/12/1930 e falecido em Fortaleza em 28/11/2013, era Bacharel em Geografia e História, pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, em 1952; Licenciado em Geografia e História, pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, em 1953; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1954; Doutor em Direito, pela faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1961; Mestre em Didática do Ensino Superior, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1975; Mestre em Filosofia, pela PUC do Rio de Janeiro, em 1976; e Livre-docente em História da Universidade Federal do Ceará, em 1977.
Durante a sua vida profissional, fez uma brilhante carreira docente na UFC e na Procuradoria da Justiça do Estado Ceará, e legou uma vasta produção literária, notadamente sob a forma de livros, em diferentes campos do saber: direito, filosofia, história etc. Era membro de várias entidades culturais, com destaque para: Academia Brasileira de Filosofia, Academia Cearense de Ciências Sociais e Instituto do Ceará. Era reconhecidamente um dos maiores intelectuais cearenses.
Ao término da celebração eucarística, a família, ainda enlutada, distribuiu exemplares do livro “Escritos de João Alfredo Montenegro”, cujo lançamento agendado para o dia 10/12/2013, contaria com a presença do autor, caso não tivesse sido ele convocado pelo Pai, para usufruir de uma existência espiritual, em um plano superior.
À família do ilustre Dr. João Alfredo Montenegro, pela forma carinhosa que reverencia o seu patriarca, apresento, em nome dos descendentes de Luiz Carlos da Silva, as sinceras condolências.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da Uece

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog