terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homenagem a Zélia Rouquayrol



A Profa. Maria Zélia Rouquayrol sacramentou seu nome, sobretudo pela elaboração de livros didáticos sobre epidemiologia, suprindo as lacunas existentes nessa área, até então. Indubitavelmente, Epidemiologia & Saúde, produto que sempre teve Maria Zélia Rouquayrol, como a principal organizadora, é considerado o livro-texto de Saúde Pública mais adotado no Brasil, para o ensino de tópicos relevantes da Saúde Coletiva, ao nível da graduação em ciências da saúde, bem como na formação de sanitaristas, em cursos de pós-graduação, na área da Saúde Coletiva, daí porque é detentor de larga tiragem, em sucessivas edições e reimpressões.
Na área de saúde pública, muito significativa tem sido a participação da Profa. Zélia, com destaque para a sua produção científica, durante a permanência na docência na UFC e na Unifor.
Na rotina dos serviços de saúde, a criação e coordenação do então Departamento de Epidemiologia, e a implantação do Plantão Epidemiológico, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, dão bem uma ideia da sua capacidade de gerenciamento, que não fica a dever à de pesquisadora de largos méritos, com reconhecimento, inclusive, da comunidade científica internacional.
Desde 1997, passou a integrar a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Fortaleza, prestando serviços no setor de Análise de Dados da Célula de Vigilância Epidemiológica, incluindo a coordenação do Boletim de Saúde de Fortaleza.
Também tem sido bastante expressiva a sua contribuição à formação de recursos humanos para a saúde, em especial na graduação e pós-graduação, com atividade centrada, mais especificamente, na epidemiologia. São muitos os seus discípulos, os quais mesmo tendo ganho asas, que afiançam a independência profissional, permanecem ligados umbilicalmente à matriz de tantos epidemiologistas de escol, gestados e produzidos, em terras cearenses, sob a batuta da maestrina Zélia.
O espírito de equipe da Profa. Zélia Rouquayrol tem-se mostrado notável, o que aponta para mais uma faceta do seu caráter: saber aliar-se aos bons, para crescer ainda mais, e até para dar a outros, oportunidades iguais de crescimento. O efeito multiplicador, a partir de seus primeiros tutelados, enseja o aparecimento de novas coortes de epidemiologistas, que florescem garbosa e viçosamente, nos campos da academia e dos serviços de saúde do torrão alencarino, com reflexos em outros rincões nacionais.
Por essas, e por tantas outras razões, a sétima edição incorpora, em definitivo, a denominação: Rouquayrol - Epidemiologia & Saúde, e avaliza a perpetuação dessa marca, preservando o nome da grande autora perante as gerações vindouras, permitindo a feitura de futuras edições, capitaneadas por seus continuadores, quando for chegado o tempo do seu jubilamento profissional, se assim for o desiderato dessa grande dama da Epidemiologia brasileira.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Julho de 2012
Publicado In: Rouquayrol - Epidemiologia & Saúde. Rio de Janeiro: Medbook, 2013.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog