sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ACADÊMICO EMÉRITO



Meraldo Zisman: (*) Cadeira 40 da ABRAMES
Saúdo a presidente Juçara Valverde e cumprimento os presentes, em todos os graus, circunstâncias e méritos que o destino designou a cada um de vocês.
Senhoras e Senhores,
Sei que o amor é o maior dos sentimentos, que me conduz por onde eu vou, nas seguidas alamedas e variadas veredas desta louca, apaixonável e apaixonante vida.
Mas, além do amor, há duas outras áreas de atuação humana que adoro cultivar e cultuar, que são a Medicina e a Literatura.
A gratidão é uma virtude, um sentimento, que precisa ser continuamente cultivado e desenvolvido e deve ser considerado como um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos da vida.
Os sábios nos ensinam a agradecer tanto as coisas boas como as coisas ruins, por compreenderem que tudo o que acontece é positivo e que tudo segue um plano superior do qual sempre extraímos lições, mesmo das dificuldades, que são como esmeris nos purificando e desenvolvendo virtudes em nosso interior.
Ensinou-me a vida que:
"Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos ainda mais. Essa é a lei da natureza".
Para ser grato é preciso ter sensibilidade, humildade, enfim, é preciso ter amor, o mais nobre e completo dos sentimentos. E porque eu tenho amor, chegou o momento de agradecer.
Agradecer a honra recebida hoje, dia 26 de novembro de 2012, quando sou investido pelos meus confrades da Academia na condição de Acadêmico Emérito da Academia Brasileira de Médico Escritores.
Agradecer também à vida - que não é feita de anos e sim de momentos - e eu tive momentos bem felizes ao longo de todos os longos anos que já vivi.
Mas devo tudo ao amor de meus poucos leitores. Amor de leitores que apoiaram, comentaram, torceram, ajudaram, incentivaram e apontaram que meus escritos – minha grande paixão – ainda fazem diferença na vida das pessoas - e isso não tem preço.
Através de meus esforços literários, aprendi também que a duração da vida, seja ela curta ou longa, é sempre breve, pois não se deve contar a duração da vida pelo simples somatório dos anos vividos.
Sem amar a vida, eu não conseguiria compreender novamente o amor. E, sem isso, eu seria incapaz de enxergar os meus outros amores. Assim, é graças ao amor à vida que eu estou de pé aqui, hoje, agradecendo o amor que vocês demonstraram por mim.
Dedico esta comenda aos que me incentivaram a escrever e a Maria das Graças Matos Zisman, minha mulher.
Obrigado
Meraldo Zisman
Rio de Janeiro, 26.11.12
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog