sábado, 26 de novembro de 2016

Edições Demócrito Rocha lançam hoje coleção Terra Bárbara Premium


Com cinco novos títulos, Coleção Terra Bárbara Premium é lançada hoje em evento no Espaço O POVO de Cultura & Arte.
O Ceará é um estado feito de grandes homens e de grandes mulheres, que se destacaram em diversas áreas do conhecimento. Por vezes indo na contramão dos acontecimentos históricos, estes personagens fizeram diferença na configuração social da nossa gente. Para celebrar e imortalizar esses legados, as Edições Demócrito Rocha lançam a Coleção Terra Bárbara Premium, que reúne perfis biográficos de nomes importantes para a história do Ceará. São 15 títulos, entre reedições e novos exemplares. O lançamento acontece hoje, às 17 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.
As personalidades perfiladas na coleção viveram em diferentes momentos históricos. Entre os novos nomes apresentados, que têm as primeiras edições lançadas hoje, estão o escritor Antônio Sales, o poeta Artur Eduardo Benevides, o arquiteto e compositor Fausto Nilo, o médico Haroldo Juaçaba e o comediante Chico Anysio. Na coleção há ainda personagens que atravessaram a Ditadura Militar, os movimentos literários e a luta para libertar o Brasil da Monarquia.
Para Marcos Sampaio, jornalista do O POVO e responsável pelo perfil de Fausto Nilo, os textos tornaram-se importantes documentos históricos que ajudam o povo cearense a entender suas próprias lutas e genealogia. “É interessante observar a profusão de nomes relevantes para a história do Brasil que são naturais do Estado. E a Coleção Terra Bárbara Premium consegue reunir e lançar um olhar inovador sobre essas diversas personalidades”, aponta.
Para escrever os volumes, um grupo formado por jornalistas, historiadores, pesquisadores, educadores e cientistas sociais se debruçou sobre a vida e a obra dos personagens. A escritora Natércia Rocha é responsável pelo perfil sobre Chico Anysio. No texto, ela explica, estão aspectos que ultrapassam a “estrela” que o grande público aprendeu a assistir e a amar na televisão. “Mostramos as facetas dele na música, no cinema, nas artes plásticas, na literatura. Chico era um grande gênio”, ressalta.
Para Natércia, a Coleção Terra Bárbara Premium é um documento de extrema importância por jogar luz sobre as personalidades locais. “Os baianos valorizam muito as suas figuras, os pernambucanos também. E o Ceará tem grandes nomes. Ninguém que foi biografado na coleção está ali à toa. Esses homens e essas mulheres deixaram um legado que, para todos nós, é motivo de muito estudo e de muita compreensão”, explica Natércia.
SERVIÇO
Lançamento Coleção Terra Bárbara Premium
Preço especial no dia do lançamento: R$ 129,90
Quando: hoje, 26, às 17 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Avenida Aguanambi, 282)
Outras informações: 3255 6270
SAIBA MAIS
A Coleção Terra Bárbara tem 15 anos de publicação. São cerca de 80 títulos. “É uma importante publicação porque resgata a memória de um tempo que envolve a história do Ceará e do Brasil“, pontua Regina Ribeiro, editora das Edições Demócrito Rocha. E, em 2017, 20 novos títulos e 5 reedições chegarão ao mercado. “Gostaria de destacar o poeta Mário Gomes; o pensador e agitador cultural Augusto Pontes; Antônio Conselheiro; o Beato Dr. José Lourenço; o artista plástico Aldemir Martins; a militante Rosa da Fonseca; a Dona Mocinha; a atriz Antonieta Noronha. Nessa fase da coleção, estão personagens que têm uma história recente com a cidade e com a cultura local. Considero muito importante manter essa memória viva”, explica Regina.
Fonte: O Povo, de 26/11/16. Caderno Vida & Arte. p.1.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog