quinta-feira, 17 de novembro de 2016

NOTA DE PESAR: Falecimento do Professor Viliberto Porto



Consternado, anuncio o falecimento na madrugada de hoje (17/11/2016) do Prof. Dr. VILIBERTO CAVALCANTE PORTO, médico, educador e professor, e uma pessoa extremamente admirada por todos os que o conhecia.
Viliberto Porto, nascido em Aracati-CE, em 6/01/1932, cursou os três primeiros anos de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), transferindo-se para a Escola de Medicina e Cirurgia, do Rio de Janeiro, na qual se formou em 1956. Sua formação pós-graduada incluía os Cursos de Especialização em: Anatomia (UFMG, 1963); Neuroanatomia (UFMG, 1965); Direito Educacional (IPAE, 1995); e Acupuntura (UECE, 1999). Obteve a Livre Docência em Anatomia (UFC, 1965).
Era especialista em Dermatologia, clinicando em Aracati, sua terra natal, por muitos anos.
Foi docente aposentado da UFC, na condição de titular de Anatomia Humana, tendo exercido importantes funções acadêmicas tanto diretivas com de assessoramento superior.
Foi um dos fundadores da Universidade de Fortaleza, tendo sido o primeiro vice-reitor dessa entidade. Foi Conselheiro do Conselho de Educação do Ceará, de 2004 a 2007.
Foi Professor Visitante da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com atribuições de Assessor de Legislação do Ensino junto às Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, aos Órgãos Colegiados e às Unidades de Ensino. Foi o primeiro Coordenador do Curso de Medicina da UECE, na fase de sua implantação, tendo participado da Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico desse curso. Por seus valiosos feitos, a UECE, em 2011, outorgou-lhe o Diploma de Doutor Honoris Causa.
O insigne educador e médico Viliberto Cavalcante Porto foi acadêmico titular da Academia Cearense de Medicina (ACM) de maio de 1985 a maio de 2015, quando foi alçado ao Título de Membro Acadêmico Honorável.
O seu corpo está sendo velado no Jardim Metropolitano, onde ocorrerá missa às 15h de hoje, seguida do sepultamento nessa necrópole.
Restam a saudade e o reconhecimento da ACM ao grande professor.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog