domingo, 13 de novembro de 2016

Um olhar graduando sobre a Semana Universitária da Uece

Tatiane Albuquerque (*)
Ao término do evento, sentimos que somos mais do que éramos há uma semana, graças ao aprendizado absorvido e passado.
Aconteceu do dia 7 ao dia 11 de novembro um dos eventos de maior marca da Universidade Estadual do Ceará. O grande causo de que falo é a XXI Semana Universitária com o tema causador de significante debate - ciência e ética: um diálogo possível. O tema do ocorrido evento foi inspirado na atual situação sociopolítica brasileira; provocadora de interessantes discussões sobre o “ser” ético dentro da nossa população. O conteúdo proposto pela Semana Universitária teve o objetivo de promover a socialização de debates entre mentes pensantes presentes na universidade, pois no exercício intelectual conseguimos nos tornar intensos profissionais. O evento, que ocorre há anos, proporciona aos alunos da universidade uma maior extensão de conhecimento, fazendo de nós, além de seres pensantes, seres questionadores, com opiniões maciças e impactantes.
Assim como Sartre dizia: “cada homem deve inventar seu caminho”. É justo afirmar, então, que inventamos nossos caminhos por meio das escolhas que fazemos, sendo corretas ou não. É por meio dessas escolhas que nos tornamos os profissionais que construímos ao longo do tempo. Aonde quero chegar é: a universidade nos dá a liberdade de fazer nossas escolhas e isso nos torna os homens e mulheres que somos ou seremos algum dia, cada oportunidade como a chance de crescer intelectualmente e moralmente proporcionada pela SU é um passo dado para frente ou para trás no caminho que trilhamos.
O que é visto além do desenvolvimento intelectual e moral no evento em questão é a cultura e o protagonismo demonstrado por estudantes da universidade, demais pertencentes da instituição e visitantes dentro, desde a Feira das Profissões a um improviso teatral/ musical. Tendo a liberdade de ser mais do que um no meio da multidão, aprendendo e ensinando, é gratificante e enriquecedor, tanto para o nosso ser profissional quanto para o nosso ser moral, social e intelectual. Ao término do evento, sentimos que somos muito mais do que éramos há uma semana, graças ao aprendizado absorvido e passado, graças às atitudes que tivemos e que nos foram proporcionadas.
Seria interessante afirmar que “o homem é aquilo que ele faz de si mesmo”, frase do já citado Sartre. Uso essa frase como exemplo, para intensificar a afirmação de que nos construímos por meio de nossas escolhas, e a Semana Universitária da Uece é uma das ferramentas usadas na construção intelectual, moral, entre outros aspectos do indivíduo, portanto, tornamos lúcida essa frase aqui e em nossas vidas.
 (*) Graduanda do curso de Letras-Português da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 12/11/16. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog