domingo, 13 de novembro de 2016

Um espaço produtivo de discussões acadêmicas, científicas e de trabalho


Nukácia Meyre Silva Araújo (*)

A Semana Universitária é um evento-síntese do fazer produtivo e da qualidade do trabalho desenvolvidos na Uece.
Durante os dias 7 a 11 de novembro, Universidade Estadual do Ceará realizou sua XXI Semana Universitária. Este ano, o tema da Semana, “Ciência e Ética: um diálogo possível”, promoveu uma discussão sobre a construção do conhecimento e o fazer ético em pesquisa com pessoas e animais. Na Conferência de Abertura, ocorrida no dia 7 de novembro, às 18 horas, no auditório Central do Campus do Itaperi, o professor Jorge de Almeida Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), fez um panorama da ética em pesquisa no Brasil, tratando de procedimentos éticos em pesquisa na área biomédica e das ciências humanas e sociais aplicadas.
A Semana Universitária, como um evento-síntese do fazer produtivo e da qualidade do trabalho desenvolvidos na Uece, foi composta este ano por 17 eventos, entre os quais o XXV Encontro de Iniciação Científica; XXII Encontro de Pesquisadores; IX Mostra de Extensão; I Encontro de Estágio Supervisionado; I Concurso de Monografias de Graduação da Uece; XX Encontro de Monitória Acadêmica; VII Encontro de Iniciação à Docência – Pibid; XVIII Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC); III Encontro de Programa de educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS); II Seminário de Políticas de Ações Afirmativas; V Encontro de Bolsistas de Estudo e Permanência Universitária; IV Feira das Profissões; IV Mostra de Arte e Cultura e a IV Ação Uece Solidária. Os eventos congregam ações das Pró-reitorias de Graduação, de Políticas Estudantis, de Extensão e da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, a qual é responsável pela coordenação Geral da Semana.
Neste ano, além do evento que aconteceu em Fortaleza e que reuniu alunos e pesquisadores dos campi da Capital (Itaperi e Fátima) e do Interior (Crateús, Itapipoca, Tauá, Limoeiro do Norte), as unidades de Quixadá (Feclesc) e de Iguatu (Fecli) também realizaram atividades decentralizadas. Em Fortaleza, houve apresentações artísticas de música e teatro, exposições de livros e a IV Feira das Profissões, iniciativa da Pró-reitoria de Graduação, em que todos os cursos de graduação da Uece se apresentaram para a comunidade, explicando a estrutura dos cursos, o perfil dos profissionais formados, as oportunidades do mercado de trabalho. Este é um evento voltado a alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares, os quais puderam tirar dúvidas e receber esclarecimentos sobre os diversos cursos oferecidos pela Uece. Para a comunidade do entorno há serviços, como exame de acuidade visual, feito pelo Instituto Olhar e a Ação Uece Solidária.
(*) Doutora em Educação; Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece.
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 12/11/16. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog