sábado, 5 de novembro de 2016

ONDE ESTÁ O CAPELO?


Por Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Em meados dos anos 1970, época carente de meios de comunicação à distância, dispor de telefone, ou mesmo de ramais internos, era uma raridade. O sistema de telefonia era monopólio estatal e o próprio Centro de Ciências da Saúde da UFC ressentia-se da falta de aparelhos para uso em suas unidades departamentais e hospitalares.
Como também não tinha secretária a seu serviço, Luiz Recamonde Capelo desenvolveu um método bem peculiar para ser achado mais facilmente por quem o procurasse, afinal demonstrava apreço em ser localizado, porquanto a solicitude lhe era algo muito caro.
Para isso, engenhosamente, criou uma tabuleta intitulada: Onde está o Capelo?, que era afixada à porta do seu gabinete do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Era um dispositivo dotado de espaço para acolher um cartão noticiando o paradeiro do mesmo. Havia uma variedade de explicações: Estou no Laboratório! Fui à Reitoria! Estou na Biblioteca! Estou na reunião do Conselho Departamental do CCS! etc. Esses cartões, já previamente elaborados, podiam ser complementados com informações adicionais, sobre o tempo de retorno, do tipo: Volto logo! Retorno em meia hora! Somente regresso à tarde! E assim por diante.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Onde está o Capelo? In: SOBRAMES – CEARÁ. Semeando cultura. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2016. 320p. p.232.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.75-80.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog