sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

DE ESSÊNCIAS E PÁSSAROS


Por José Jackson Coelho Sampaio (*)
O Jornal O POVO, neste início de ano, nos incitou a pensar sobre o essencial e o jornalista Demitri Túlio intuiu sobre a necessidade de observar pássaros, distinguindo seus trinados em meio à cacofonia urbana. No varandão da Reitoria da UECE, no campus Itaperi, contemplando o arvoredo que esconde os prédios e o azul das serras distantes, vi a beleza do entardecer e distingui patrimônios materiais e imateriais.
Na árvore solar, ao lado, com sua estética de palmeira, em cujas palmas de metal branco fulgem placas fotovoltaicas, surge um ícone de energia limpa, sempre renovável, que alimentará bicicletas elétricas para o uso no campus. É projeto piloto, financiado pelo Fundo de Inovação Tecnológica-FIT, refeito duas vezes, mas entra na reta final de uso. Depois, a empresa, associada a nossa Incubadora, disporá a árvore para o uso da cidade.
Adiante, destaca-se o tom verde do túnel do vento, instalado com recursos do Tesouro do Estado e do Ministério de Ciência e Tecnologia, que já sofreu a fragilidade de alguns modelos de parceria e gestão, apronta-se agora, junto com o Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas, para subsidiar pesquisa e inovação tecnológica, em energia eólica e teste de anemômetros.
Do outro lado da Silas Munguba, brilha a lagoa Itaperaoba; esticando o olhar pela direita, vê-se o denso verde do brejo do riacho Alto da Coruja; no rumo sul, após o Restaurante Universitário, mancha clara delimita a mata ciliar do açude do campus; e, mais ao sul, após o Hospital Veterinário, adensa-se a mata ciliar do riacho Itaperi. Estes ambientes compõem o Complexo Urbanístico Sustentável do Itaperi-CURSI, fina construção político-jurídica da SEUMA/PMF com a UECE, o primeiro destes complexos na cidade. O objetivo decisivo para criá-lo, além de resgatar paisagens e águas, foi preservar santuário onde ocorrem 80% dos pássaros que ocorrem na grande Fortaleza. Paisagem, água, nuvem, flor de ipê e passaredo convivem com a vida acadêmica e permitem lutar pelo futuro como um sonho bom.
(*) Professor titular em saúde pública e reitor da Uece.
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 12/1/17. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog