segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EVENTOS CULTURAIS DA XVII BIENAL DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA


Acadêmico Eduilton Girão autografa seu livro para a confreira Ana Margarida Rosemberg.
Ao ensejo da XVIII Bienal da Academia Cearense de Medicina (ACM), realizada em 18 e 19 de maio de 2017, aconteceu o lançamento da segunda edição do livro “Clínica Médica no Ceará: passado e presente”, obra, de autoria do Ac. José Eduilton Girão, que reúne biografias dos vultos pioneiros do ofício iátrico, em um passado recuado, passando pelos grandes nomes que enobreceram a Medicina na terra alencarina nos três primeiros quarteis do século XX, até chegar aos dias atuais, quando traça o perfil de muitos dos experts em Clínica Médica e em áreas correlatas. O livro foi apresentado pelo Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Diretor de Publicações da ACM, responsável pelo conteúdo das orelhas desse livro.
Também por ocasião da XVII Bienal, foi lançado, em 19/05/17, o Volume XVII, Nº 17, dos Anais da ACM, elaborado pela Diretoria de Publicações do sodalício. Esse número contém textos, de distintos gêneros, elaborados por acadêmicos e autores convidados, distribuídos nas várias seções aqui inseridas, evidenciando a substancial colaboração da ACM ao engrandecimento da Medicina cearense. Destaque especial para a nova seção, intitulada Remêmora, composta por panegíricos que exaltam o valor intelectual, científico e moral de perlustrados confrades, que hoje não mais estão conosco, mas serão sempre por nós lembrados.
Uma prestigiada e bem organizada solenidade assinalou na noite de 19/05/17, no Auditório da Reitoria da UFC, o encerramento da XVII Bienal da ACM, configurando o grande acerto da realização do evento ACM, que contou com a expressiva participação de confrades e confreiras do sodalício. No evento discursaram o Ac. Gilmário Mourão Teixeira e o Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo, respectivamente, Presidente de Honra e Coordenador da Bienal, e o Ac. Henry de Holanda Campos, Magnífico Reitor da UFC.
Durante essa sessão solene, o Ac. Vladimir Távora fez a leitura da sua crônica, vencedora do Concurso de Crônicas “Nossa Academia de Medicina”, tecendo justas homenagens póstumas ao acadêmico Antero Coelho Neto, um ex-Presidente da ACM, falecido no ano pretérito.
Como sempre sucede, paralelamente à sua programação científica, essa Bienal da ACM ofereceu atividades culturais que contribuem para o engrandecimento da Medicina cearense.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira Nº 18 da ACM
* Publicado In: Revista jornal do médico, 13(87): 17, maio-junho de 2017.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog