quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O PROGRAMA CIENTÍFICO DA XVII BIENAL DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

Publico presente na XVII Bienal da ACM

A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou, nos dias 18 e 19 de maio de 2017, a sua XVII Bienal. Esse encontro, de natureza científica e cultural da maior relevância para a Medicina cearense, teve o professor e acadêmico Gilmário Mourão Teixeira, como seu Presidente de Honra, e o médico-sanitarista e acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar, como Patrono.
A coordenação da Bienal foi do Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo, a organização do Ac. Vladimir Távora Fontoura Cruz e a supervisão geral coube ao Ac. Manassés Claudino Fonteles.
O programa científico foi desenvolvido no Hotel Sonata de Iracema, situado em Fortaleza, e foi aberto a médicos e estudantes de Medicina, inscritos antecipadamente, e ao público, em geral, interessado na problemática das doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya).
A Comissão Científica da bienal, composta pelos acadêmicos Anastácio Queiroz de Sousa, Antônio Carlile de Holanda Lavor, José Eduilton Girão, José Iran Carvalho Rabelo e Roberto Misici, delineou primorosa programação, que foi rigorosamente cumprida.
Da programação elaborada dessa bienal, constaram sete conferências e uma mesa redonda. A primeira conferência, no dia 18 de maio, quinta-feira, logo após a Solenidade de Abertura, foi proferida pelo Prof. Eurico Arruda Neto (SP), tendo como tema “Arboviroses no Brasil”; na segunda e na terceira conferências, dessa manhã, foram expostos os temas “Chikungunya em Crianças”, pelo Prof. Robério Leite, e “Perspectivas no Controle do Aedes”, pelo Prof. Luciano Pamplona G. Cavalcanti (CE). Na parte da tarde, foram três conferências, discorrendo sobre: “Formas graves de dengue”, “Aspectos Históricos e Epidemiológicos, Situação das Arboviroses no Brasil e no Ceará” e “Manifestações da Neurológicas Emergentes das Arboviroses”, cujos conferencistas foram, respectivamente, os professores Ivo Castelo Coelho (CE), Anastácio Queiroz de Sousa (CE) e André Luiz Santos Pessoa (CE).
O dia 19 de maio, sexta-feira, foi iniciado com a mesa redonda: “Manifestações da Clínicas, Diagnóstico e Tratamento das Arboviroses”, presidida pelo Ac. Vladimir Távora Fontoura Cruz e moderada pelo Ac. José Iran Carvalho Rabelo. Os seus subtemas “Diagnóstico Laboratorial”, “Diagnóstico Diferencial” e “Tratamento das Manifestações Articulares da Chikungunya”, foram relatados por Dra. Fernanda Montenegro de Araújo (CE), Dr. Antônio Afonso Bezerra Lima (CE) e Profa. Marta das Chagas Medeiros (CE). A conferência de encerramento, intitulada Vacina para Dengue e Perspectivas para Zika e Chikungunya”, foi pronunciada pelo Prof. Jorge Kalil (SP).
A Bienal, enfim, foi coroada de êxito, mercê da participação de cerca de cento e cinquenta inscritos, com grande número de acadêmicos presentes nas várias sessões científicas.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira Nº 18 da ACM
* Publicado In: Revista jornal do médico, 13(87): 16, maio-junho de 2017.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog