quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Homenagem ao Prof. Ruy Laurenti na Faculdade de Saúde Pública da USP


A Faculdade de Saúde Pública e o Departamento de Epidemiologia da Universidade de São Paulo realizaram no Anfiteatro Paula Souza, em 15 de agosto de 2017, dia do aniversário do homenageado, um evento de homenagem ao Prof. Ruy Laurenti, inaugurando uma sala com seu nome.
Na qualidade de seu ex-aluno e de orientado de mestrado e de doutorado, fui um dos escolhidos para render homenagem a esse grande mestre e pesquisador da Epidemiologia, cujo falecimento trouxe imensa consternação aos colegas que se dedicam à Saúde Pública.
Embora eu estivesse extremamente motivado a me fazer presente na solenidade, por problema de agenda de compromissos nos dias 14 e 16 de agosto, já assumidos, e de dificuldade de voo, de Fortaleza à São Paulo, para o dia da inauguração, fiz-me representar por meio da gravação de um vídeo, exibido na ocasião, cujo teor foi o seguinte:
DEPOIMENTO EM HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROF. RUY LAURENTI
“Com o desaparecimento deste mundo menor do professor doutor Ruy Laurenti, no dia 12/6/2015, a saúde pública e, em especial, a epidemiologia no Brasil vestiram-se de luto diante de tão sentida perda.
Fomos um felizardo, pois o tivemos como orientador de mestrado e de doutorado, notadamente, porquanto, mais do que uma mera e usual relação tutelar de orientação, mantivemos, por cerca de 35 anos, a contar de 1979, um relacionamento de amizade e de afiliação científica.
Por todos esses anos, invariavelmente, conversávamos, por telefone, em datas bem especiais, como em seu genetlíaco e no período natalino. Em muitas oportunidades estivemos juntos, tanto em minhas viagens de estudos à pauliceia como nas dele à capital cearense, ou nos congressos e reuniões científicas levadas a efeito em outras cidades.
Como um pai que se orgulha pelo progresso do filho, o estimado mestre demonstrava entusiasmo ao tomar conhecimento de um possível feito desse seu pupilo platicéfalo, que, daqui da terra alencarina, distante geograficamente do eixo Rio-São Paulo, subsistiu produzindo, incansavelmente, como docente e profissional do campo da saúde pública, e que, paralelamente, enveredou pela via literária, auferindo o epíteto de polígrafo, lastreado em mais de 90 livros publicados, entre científicos, técnicos e literários, cobrindo diferentes gêneros.
Descansa em paz, querido mestre!
Com o meu condoído adeus, despeço-me.”
Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular de Saúde Pública - UECE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog