quinta-feira, 31 de agosto de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO DOS MESTRES


O Ministério da Cultura e a Fundação Waldemar Alcântara convidam para o lançamento do Livro dos Mestres.

Data: 31 de agosto de 2017.
Hora: 18h30.
Local: Fundação Waldemar Alcântara. Rua Júlia Vasconcelos, 100. Bairro Pio XII, Fortaleza, Ceará.
Sobre o Projeto
Os Mestres da Cultura Tradicional Popular são a representação mais genuína do povo cearense. Tem vaqueira, sineiro, rezadeira, brincantes de reisado, de maneiro-pau, maracatu, banda cabaçal, dança de São Gonçalo e do coco, pastoril e boi. Manipulador de calunga, rendeiras, palhaço, escultor, cordelistas, dramista, artesão, artista plástico, xilógrafo, cantora de benditos, penitentes, cacique e pajé.
A Lei n.13.351 que, em 2003, instituiu o registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular foi uma forma encontrada pelo Governo do Estado do Ceará para o reconhecimento do valor cultural do trabalho realizado por cada um deles. Através desse registro, os Mestres recebem um apoio financeiro mensal, ao mesmo tempo em que se comprometem a transmitir seus conhecimentos, fomentando, entre as novas gerações, práticas culturais à beira da estagnação.
Foram reconhecidos 79 Mestres em todo o Ceará, desde a criação da lei.
Todos eles exercem ofícios que se misturam entre as obrigações e prazeres da lida diária, inventam artefatos e mundos, numa espécie de magia que religa homem e natureza. Constroem um processo ativo de transmissão de práticas, de valores. Passam seus modos de fazer para outras gerações, que criam e reinventam o que aprenderam, fazendo com que a cultura tradicional permaneça viva e dinâmica.
O ofício de cada um dos Mestres é sobretudo criação, seja através da festa, da música e da dança, seja através do trabalho manual, do trabalho experimental. Em tudo o que produzem existem mãos, ideias e fantasia.
É esse universo dos 79 Mestres da Cultura, diplomados pelo Governo Estadual, que a Fundação Waldemar Alcântara está pesquisando desde 2013 e documentando in loco com o objetivo de realizar uma publicação e divulgar a trajetória de cada um.
Fonte: Home page da Fundação Waldemar Alcântara.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog