sábado, 30 de junho de 2018

A PA(LAVRA)


Pe. Airton Freire
Cada acontecimento de tua vida é uma oportunidade dada para que possas avançar ou regredir, mudar a atual situação e suas condições ou decidir se, parcial ou totalmente, vais querer desistir.
A cada pessoa é dada uma oportunidade para que possa levar adiante um projeto, e, ao longo da sua execução, ela haverá de administrar diversas situações que poderão levar à concretude do planejado ou à frustração do que antes tiver sido pensado. Está em ti realizar o que põe em equilíbrio o teu coração e a tua mente ou dividir-te em ti mesmo e não realizar, os teus melhores intentos.
Se enfraquecido estiver o teu coração quando tiveres que tomar uma decisão e não souberes, ao certo, por onde começar, convém, antes, avaliá-la, exatamente, para que não te aconteça que, uma vez decidindo, venhas tu a retroceder não sabendo mais por onde continuar.
Se tu estiveres, interiormente, dividido, estarás também enfraquecido, e qualquer projeto que parta de quem esteja dividido é projeto que poderá ser iniciado, mas nunca ou só bem tardiamente será concluído. Tu precisas estar, por inteiro, em tudo o que vieres a realizar.
Se tu estiveres enfraquecido, as tuas falhas estarão mais à vista, e os empecilhos que vierem a ocorrer, encontrando-te desguarnecido, minarão as tuas forças, e o teu projeto, por mais bem-intencionado, não verás ou retardarás. Portanto, que estejas bem ciente de tua condição, que implica em potencialidades, conhecimento de teus limites, e observa o oportuno ou o inadequado de te trabalhar para torná-lo executável. Não entres em nenhuma atividade se, intimamente, não estiveres convencido de tua unidade, pois dela primeiramente dependerá a bem-sucedida conclusão do projeto, por mais bem executável que ele possa parecer. A execução de um projeto dependerá de quanto por inteiro tu estiveres presente naquilo que haverás de administrar. “Um reino, dividido em si mesmo, não poderá continuar”. Não considerando os erros passados nem as lições que tens de aprender, deixas de integrar todo aprendizado à tua realidade. Por conseguinte, mesmo que, inicialmente, bem planejado, o projeto será arruinado por não teres condição de administrar quando os elementos contrários começarem a se apresentar.
(*) Padre e Presidente da Fundação Terra.
Fonte: O Povo, de 2/6/2018. Opinião. p.24.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog