quinta-feira, 14 de junho de 2018

MEDICAMENTO: um bem social


Por Ana Cláudia de Brito Passos (*) e Paulo Sérgio Dourado Arrais (**)
Hoje a grande maioria da população brasileira pode ter acesso a medicamentos para tratar doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma, diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS) ou junto à Farmácia Popular e no “Aqui tem Farmácia Popular” (rede privada credenciada ao SUS). Neste último, outros medicamentos também podem ser obtidos a preço de custo, como os para tratar colesterol alto, dor, febre, inflamações e infecções.
Os medicamentos presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais são selecionados com base na eficácia e segurança demonstradas em pesquisas clínicas realizadas em seres humanos. Sua prescrição e utilização devem respeitar princípios essências da Organização Mundial da Saúde (OMS) que garantem o uso racional de medicamentos e que devem ser adotados por todos os profissionais de saúde: “Os pacientes recebem o medicamento adequado às suas necessidades clínicas, nas doses correspondentes a suas necessidades individuais, durante um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e para a comunidade”.
Para que o paciente obtenha o máximo de proveito do tratamento recomendado, ele deve informar sobre alergias a medicamentos e uso de outros produtos, no momento da consulta. Ele deve ainda seguir todas as informações e orientações dos profissionais da saúde, incluindo o farmacêutico, que é responsável pela dispensação dos medicamentos na Farmácia, e deve comunicar qualquer problema relacionados ao seu uso (efeitos adversos).
Hoje, 5 de maio, celebra-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM), do curso de Farmácia da UFC, estará desenvolvendo atividades educativas para população nos campi do Porangabuçu e Benfica, bem como estará participando, em parceria com outras instituições, de uma ação de saúde na praça Coração de Jesus no dia 11 de maio, das 8 às 12 horas com orientações à população. Ressalta-se ainda que o GPUIM disponibiliza o Centro de Informações sobre Medicamentos (33668293) para tirar dúvidas e esclarecer sobre os cuidados que devemos ter com o uso e armazenamento dos medicamentos.
(*) Farmacêutica do Centro de Informação sobre Medicamentos da UFC.
(**) Doutor em Saúde Pública e Professor da UFC.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 5/05/2018. Opinião. p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog