sábado, 2 de junho de 2018

A ADMISSÃO NA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA


Academia Cearense de Medicina (ACM), desde a sua fundação em 12/05/1978, conduz, diligentemente, o processo de escolha de seus novos membros titulares, selecionando os detentores de atributos essenciais para uma salutar convivência acadêmica.

Por longos anos, a tramitação transcorria de modo sigiloso, inexistindo inscrição da parte do pretendente à admissão, sendo o mesmo desencorajado de solicitar apoio ou pedir voto aos acadêmicos, sob pena de exclusão de seu nome do pleito eleitoral.

Em junho de 2017, uma comissão de membros do Conselho Consultivo da ACM, nomeada pelo Pres. Manassés Fonteles, alterou a regra vigente, instituindo a Ficha de Inscrição de Pré-candidato, que abriu a possibilidade de inscrições dos interessados, Essa comissão, contudo, advertia quanto à proibição ao postulante de efetuar arranjos peticionários para obtenção dos sufrágios dos atuais membros titulares.

A eleição subsequente de 2017, tutelada por essa inovação, revelou-se serena e objetiva, mas notou-se uma certa desigualdade na divulgação e nos pleitos da parte dos candidatos inseridos na lista tríplice dos concorrentes.

Em fevereiro do ano corrente, diante da abertura de duas novas vagas em seu quadro social, a direção da ACM decidiu, em caráter experimental, cancelar a restrição acima citada, liberando os postulantes a pleitearam votos, mas recomendando o comedimento nos seus pedidos.

Em 21/03/2018, em um escrutínio bastante calmo e harmônico, regido pela mencionada adequação eleitoral, um dispositivo que foi muito bem acatado pelos componentes da nossa arcádia, foram eleitos os médicos César da Silva Pontes e Lineu Ferreira Jucá. Essa tranquilidade reforça o acerto da recente decisão da ACM.

Os novos confrades suplantaram competidores igualmente de excelente qualidade, uma vez que esses passaram da fase de pré-candidaturas e foram alçados à lista tríplice por vaga, mediante eleição prévia no colegiado formado pelos membros da Diretoria e dos Conselhos Consultivo e Científico da ACM.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Titular da Cadeira Nº 18 da ACM

* Publicado. In: Revista Jornal do Médico, 14(96): 10, março-abril de 2018. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog