terça-feira, 5 de junho de 2018

Núcleo de Documentação e História da Enfermagem é oficialmente inaugurado na Uece


O Reitor da Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio, e a Presidente da Academia Cearense de Enfermagem, a Porfa. Dra. Eucléa do Vale, descerram a placa de inauguração do Nudhimen, sob às vistas da Profa. Dra. Sílvia Therrién.
O Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará (Nudhimen) foi inaugurado oficialmente na manhã de terça-feira (29/05/18). Localizado no Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Núcleo é fruto de uma parceria da instituição com a Academia Cearense de Enfermagem.

O objetivo do novo espaço é ser um local de guarda, memória e pesquisa da história da Enfermagem no Ceará, que comemora 75 anos da fundação do primeiro curso - inicialmente oferecido na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, criada em 1943, sendo a terceira do País e a primeira fora do eixo Rio-São Paulo.

Em 1975, a Escola foi incorporada, junto com outras unidades e faculdades, à Uece, onde permanece até os dias atuais. O Núcleo reúne vasto material coletado, recuperado e recebido como doação - ferramentas, utensílios, fotos, documentos, placas, vestimentas, entre outros.

Durante a cerimônia oficial, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, falou sobre a importância de preservar a história da profissão. “Você precisa ter a compreensão da história para saber onde estamos. E a história da Enfermagem do Brasil passa pelo Ceará”, avaliou. Para ele, a decisão de implantar há 75 anos um curso de Enfermagem foi uma aposta “numa modernidade inevitável”, permitindo o avanço do conhecimento científico da área no Estado.

Além disso, Jackson Sampaio comentou que o início da docência dele na Uece, há 25 anos, começou exatamente onde está localizado o Nudhimen, como professor visitante de Epidemiologia no curso de Enfermagem. “Minha história está ligada a esses eventos que comemoramos hoje”, ressaltou.

A coordenadora geral do Nudhimen, professora Silvia Nóbrega-Therrien, falou sobre a história de criação do Núcleo, cujo embrião foram as comemorações dos 50 anos do curso de Enfermagem, quando ficou clara a necessidade de levantar dados sobre a história da formação e da profissão no Estado.

Agora, 25 anos depois, o trabalho desenvolvido ao longo desse tempo foi concretizado. “Esse é um espaço para reflexão, produção e valorização da história dessa profissão”, afirmou. Durante o evento, enfermeiras que destacaram na profissão no Estado foram homenageadas.

Participaram ainda da cerimônia a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso; a vice-coordenadora do curso de Enfermagem, Saiwori Bezerra dos Anjos; a presidente da Acen e professora aposentada da Uece, Eucléa Gomes Vale; as professoras e integrantes do Nudhimen Maria Dalva Santos Alves, Maria Elisabete Costa da Cruz, Maria Irismar de Almeida e Maria de Nazaré de Oliveira Fraga; além de professores, ex-professores e profissionais de enfermagem.

Fonte: Uece/ Assessoria de Comunicação, de 30/05/2018.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente conteúdo.

 

Free Blog Counter
Poker Blog