sábado, 30 de junho de 2018

A DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Estamos no mês do Sagrado Coração de Jesus. E, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Apesar dos esforços cresce o descaso com a pessoa idosa. No seu cotidiano, o idoso sofre negligência através da omissão da família ou de instituições que deveriam assegurar seus direitos básicos. Sofre violência psicológica pelo preconceito e rejeição.
O Livro do Eclesiástico nos ensina: “Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze, enquanto você está em pleno vigor, pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido”. (Eclo.3,12-14). Esta lição serve para aqueles que se dedicaram a vida toda por nós.
Precisamos resgatar e promover o valor e a dignidade das pessoas idosas. Precisamos de uma sociedade para todas as idades, com uma visão positiva do envelhecimento e que desperte o sentimento coletivo de gratidão, apreço e valorização para que os idosos sejam inseridos nesta sociedade de forma ativa.
Para isso, basta substituir a palavra descaso por atenção. Mas o poder imenso desse ato só se faz sentir com força quando a palavra abre o coração e transforma o verbo em ação.
Se olharmos para as coisas erradas elas nos atraem. Por isso, devemos manter nossos olhos nos bons exemplos e nas atitudes de Jesus e aprender com elas.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos ajuda a experimentar esse amor e depois testemunhá-lo. O amor leva o nosso coração a bater no mesmo ritmo, pulsar na mesma frequência desse Sagrado Coração.
Veja que quando nos aproximamos de alguém que amamos e esse amor é recíproco, o coração dispara para depois acalmar-se e ambos batem na mesma frequência.
Para termos devoção ao Sagrado Coração de Jesus, precisamos de um coração limpo, purificado, santificado. Se quisermos que nosso coração pulse no mesmo ritmo que o de Jesus, tenhamos os mesmos sentimentos que Ele e configuremos nosso coração ao Dele.
Deixemo-nos atrair por esse Coração que é misericórdia, amor, perdão e doação.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 9/06/2018. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog