terça-feira, 23 de outubro de 2018

A 35ª ANTOLOGIA DA SOBRAMES/CE


A Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames/CE) agrega perto de oitenta médicos em seu quadro social, exercendo importante papel na promoção da cultura estadual, mercê da Antologia publicada, anualmente, enfeixando contribuições, em prosa e em versos, da lavra quase exclusivas de iátricos.
A série de Antologias da Sobrames/CE teve o seu começo em 1981, conduzida pelos sobramistas desbravadores Paulo Gurgel e Emanuel de Carvalho, e agora, em 2018, atinge à sua 35ª produção, exibindo maturidade e qualidade consolidadas, com esmero literário, servindo para emular o aparecimento de novos escritores no meio médico.
Uma demonstração incontestável da pujança cultural da Sobrames/CE repousa na quantidade de participantes de suas últimas antologias, que têm recebido contribuições literárias da ordem de seis dezenas de sobramistas.
Mesmo dispondo de várias propostas para o título dessa Antologia, os sobramistas, presentes na reunião de 13/08/2018, elegeram a proposição do sobramista Walter Miranda, responsável isoladamente por nomear cerca de um terço das edições, ao intitular “Lapso Temporal”, a atual coleção da Sobrames/CE.
Vale ressaltar, em cumprimento da tradicional associação envolvendo a Sobrames/CE e a Academia Cearense de Letras (ACL), na reunião retro-aludida, foi escolhida a escritora Révia Herculano, imortal da ACL, recentemente eleita para essa academia na vaga deixada pelo escritor e intelectual Carlos Dalge, para prefaciar a publicação em tela.
Por oportuno, convém registrar, mais uma vez, a colaboração do colega sobramista Isaac Furtado, cirurgião plástico e artista plástico, um artífice da feitura de capa de livros, que concebeu o projeto gráfico e viabilizou a sua execução, imprimindo um revestimento tão belo quanto especial para essa obra.
Para não incorrer no esquecimento, por meio de um engano involuntário, e muito menos ser um espaço de tempo que passa ao largo de um vão pleonasmo, proclama-se que essa Antologia seja, pois, uma gratificante e prazerosa leitura a todos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames/CE
* Publicado. In: Revista Jornal do Médico, 14(99): 7, julho-agosto de 2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog