segunda-feira, 1 de outubro de 2018

NO TEATRO, O TE ATO E O TRANSE


Por José Jackson Coelho Sampaio (*)
A experiência teatral tornou-se quadrado esquema de galãs de novela e rala densidade crítica, assim perdi paixão. Mas, neste mês fui ao teatro, provocado pelo nome, "Para frente, o pior", e o registro de teatro laboratório do Porto Iracema das Artes, pela Companhia Inquieta. Foi insólito o vivido.
Agrupamo-nos por trás do prédio, para entrada pelo palco, com a plateia vazia. Teatro do Absurdo, Living Theater e oficina propunham estas fusões palco/plateia, porém, trilhei mais os Teatros de Protesto, do oprimido e marginal, pois a ideia de arte engajada em transformar a realidade me seduzia. Entretanto, não esqueci a arte-prazer, denúncia e convocação, sem bula.
No tempo da cena, a percepção inicial foi de que, embora a pesquisa original fosse "um corpo em final de festa", não havia festa, só repetição, ida-vinda, recusa ao significado, expressão caricata da "vida como ela é" e do processo de alienação, articulando leituras da antipsiquiatria e do marxismo.
Pela lateral da plateia os atores sobem ao palco e o jogral indica a busca da vida sem certo/errado, metáfora, ideologia, só fluxo de coisas entre coisas. Pela lateral da plateia os atores somem do palco, deixando órfãos os assistentes. No ínterim, seis personas, ligadas por braços e mãos, contorcem-se para fugir da liga, arfantes. Uma assume a liderança, para logo ser arrastada, exausta.
Os jovens atores se entregam plenamente, com disciplina e paixão, para explicitar o vazio e a impotência, mas demonstram as impossibilidades disso. Militância, talvez cega, e força, talvez bruta, transformam-se em massa de drama, e se há drama, há sentimento. No fundo da alienação emerge o espasmo de um sentido. O abandono dos assistentes no palco vazio induz reflexão sobre aparências e ritos. A liga do grupo impede que cada indivíduo desabe. Mas, grupo fetichizado, sem gestão democrática das perdas, parece produzir apenas o fascismo da sobrevivência.
Numa terça-feira de julho, no Brasil da corrupção por si mesma e dela usada para justificar golpes, violenta perda de direitos após breve primavera e ódios ideológico-culturais por sobre exploração econômica e luta de classes, aconteceu esta excruciante vivência da dor mais profunda.
(*) Professor titular de Saúde Coletiva e Reitor da Uece.
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 28/07/18. p.17.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog