quinta-feira, 11 de outubro de 2018

HISTÓRIA E PATRONOS DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA



Dentre as atividades programadas para comemorar os quarenta anos de instalação da Academia Cearense de Medicina (ACM), foi inserida a feitura de livros que resgatassem parte da história do Sodalício, realizando, desse modo, uma de suas finalidades precípuas - a de preservar a memória da Medicina no Ceará.
Para tanto, o Presidente da ACM, Ac. Manassés Fonteles, mediante Portaria N° 03/2017, datada de 14/12/2017, designou uma comissão composta pelos confrades Marcelo Gurgel Carlos da Silva (Presidente), Ana Margarida Arruda Rosemberg, João Evangelista Bezerra Filho, José Eduilton Girão e Vladimir Távora Fontoura Cruz, e pela Sra. Marta Regina Sales Barbosa, bibliotecária da ACM, para cuidar da coleta, compilação e editoração da publicação em epígrafe.
Para o levantamento documental, a ACM contou com o substantivo concurso da historiadora Germana Nayara Lopes Lima, acolitada pela bibliotecária Marta Barbosa e apoiada prestimosamente pela secretária Verônica Freire. Além das buscas nos anais e relatórios da ACM, recorreu-se também a fontes adicionais com o fito de identificar e recuperar as biografias dos patronos.
As páginas iniciais dessa obra, lançada na Sessão Solene de 12/05/2018, contam a história e a trajetória da nossa arcádia médica. A parte central deste livro contém biografias de 68 patronos das cadeiras criadas e instaladas, quase todas redigidas pelos respectivos ocupantes, tendo por base, preferencialmente, os textos, panegíricos e perfis biográficos de tais patronos inseridos nos Anais desse silogeu médico. Além dessas, foram publicadas as biografias do Patrono da ACM, o Dr. Antônio Justa, e a do Patrono dos Acadêmicos Eméritos, o Dr. Samuel Pessoa.
A parte iconográfica inserida nas páginas finais desta obra foi avalizada pelo esmerado zelo da Ac. Ana Margarida Rosemberg.
Registre-se que a próxima edição traçará o perfil biográfico dos membros titulares da ACM, cobrindo, igualmente, os atuais e aqueles a quem devemos assegurar a imortalidade dos seus nomes.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18.
* Publicado. In: Revista jornal do médico, 14(99): 6, julho-agosto de 2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog