quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Posse de Pádua Lopes na Academia Cearense de Letras


Aconteceu ontem à noite, 26 de fevereiro de 2019, no Palácio da Luz, a solenidade de posse do jornalista Antônio Pádua Lopes de Freitas na cadeira 38 da Academia Cearense de Letras (ACL), considerada a primeira do gênero instalada no Brasil, ainda em funcionamento, por ter sido instalada em 1994, antecipando-se à congênere nacional em três anos, posto que a fundação da Academia Brasileira de Letras deu-se em 1997.
A solenidade, conduzida pela Presidente do sodalício, professora Aca. Ângela Maria Mota de Gutierrez, teve como cerimonialista a professora Regina Cláudia Pamplona Fiúza.
É de bom tom salientar boa construção do discurso de saudação, proferido pelo Ac. José Augusto Bezerra, em nome da arcádia, que esmiuçou o currículo do novel imortal como advogado, jornalista e escritor, bem como a sua condição de bibliófilo. No seu discurso de posse, Pádua Lopes discorreu detidamente sobre trajetória de vida do patrono da sua cadeira, o jornalista Tibúrcio Rodrigues, e dos seus ocupantes anteriores: Meneses Pimentel e José Martins Rodrigues, focando especialmente a biografia do derradeiro ocupante, no caso, o escritor e crítico literário Ac. F. S. Nascimento, cuja vaga Pádua Lopes acabava de preencher.
O evento foi emoldurado pela presença de literatos e escritores afeitos ao mundo cultural cearense, com a participação de integrantes de academias e de sociedades literárias locais, como a Academia Cearense da Língua Portuguesa,Academia Fortalezense de Letras, a Sobrames/CE e o Instituto do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog