terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

UECE DOBRA NÚMERO DE VAGAS PARA O CURSO DE MEDICINA


Por jornalista Luana Severo
Interessados em estudar Medicina na Universidade Estadual do Ceará (Uece) têm, a partir deste ano, 40 vagas a mais para disputar. O incremento, anunciado ontem pelo governador Camilo Santana (PT), nivela o curso a todos os outros da universidade, que tem duas portas de entrada anuais. A primeira fase do vestibular em que, pela primeira vez, serão ofertadas vagas de Medicina para o segundo semestre letivo deve ser aplicada no próximo dia 16 de junho.
Jackson Sampaio, reitor da Uece, explicou que a decisão do Governo foi pautada, entre outras razões, por dificuldades enfrentadas para administrar o curso. "Se tenho oferta anual, algumas disciplinas são oferecidas no primeiro semestre e, no segundo, não. Se algum aluno tiver dificuldade, em vez de ele resolver logo no segundo semestre, terá de esperar outro ano para fazer a disciplina", exemplificou. Esse problema, lembra o gestor, é um dos que provocam o abandono do curso. "Embora a perda seja muito pequena, temos 2,7% de evasão", observa.
Além disso, o reitor ressalta que 40 vagas anuais - sendo 20 para ampla concorrência e 20 para cotistas e candidatos vindos de escolas públicas - era uma oferta muito pequena diante da alta demanda, que permeia a média de 200 concorrentes por vaga.
Desde que a Uece passou a ofertar Medicina, 15 anos atrás, o intuito era oferecer uma turma por semestre. No entanto, Sampaio admite, "precisávamos amadurecer", principalmente na formação do quadro de professores da universidade, que teria recebido reforço em concursos promovidos pelo Estado em 2012 e 2016. "Não se toma uma decisão dessa sem muito planejamento. Tivemos atrasos na incorporação de professores", relata.
Com profissionais suficientes para dar conta das duas turmas anuais, segundo Sampaio, só será preciso ajustar a oferta de disciplinas por semestre. E assegurou: "Não altera o tempo do curso, que é de seis anos; a carga horária continua a mesma (8.428 horas, sendo 3.840 de internato) e não exige, de imediato, novos concursos".
No anúncio, o governador Camilo Santana rememorou que a Uece já formou 423 médicos — teriam sido 440, não fossem os 2,7% de evasão — e garantiu que sua disposição é de "apostar cada vez mais em Ciência, Tecnologia e Inovação". A formação na Uece, garante o reitor, Jackson Sampaio, prepara o universitário para "ser um médico geral comunitário de família, sem prejuízo para que depois escolha qualquer formação especializada, qualquer residência".

Serviço

Vestibular 2019 - Uece
Lançamento do edital: 5 de abril
1ª fase: 16 de junho
2ª fase: 7 e 8 de julho
Início do segundo semestre letivo de 2019: 2 de dezembro
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 23/2/19. p.12.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog