quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

FALTAM BIBLIOTECAS NA PERIFERIA


Por Larah Pimenta (*)
Figurando como a quinta maior capital do País, Fortaleza conta com poucas bibliotecas públicas para a população, principalmente na região periférica. Parece faltar à gestão municipal interesse no desenvolvimento de políticas públicas que abranjam esses espaços. As três bibliotecas municipais mantidas pela SecultFor (Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza) não têm localização central e não dão conta de atender toda a população. É preciso que a prefeitura comece a repensar um novo modelo de bibliotecas que atenda às necessidades da cidade e contemple a periferia. Por que não criar bibliotecas em nossos terminais de ônibus? Atualmente, Fortaleza possui sete terminais, que circulam diariamente de 53 a 273 mil usuários de ônibus. Esses terminais além de serem centrais, são como pequenos shoppings oferecendo diversos serviços, de lojas de roupas a lanchonetes. Por que não, além de alimentar o corpo, não alimentar também o espírito? Um projeto adequado que levasse em consideração as demandas dos cidadãos, e tendo a assessoria de bibliotecários, redemocratizaria o acesso ao conhecimento para todas as comunidades.
Criar bibliotecas geridas por bibliotecários e uma equipe multidisciplinar, nesses sete espaços que mais circulam a população fortalezense, é dar a possibilidade de acesso à leitura aos transeuntes dos terminais, e moradores de seus entornos. Mesmo não estando diretamente na periferia, por terem localização privilegiada e sendo o destino de muitos coletivos, facilitaria o acesso da população de bairros mais afastados, pois bastaria ir de ônibus para o terminal e lá acessar a biblioteca.
A gestão municipal precisa entender que bibliotecas não são locais fechados com livros empoeirados. Fortaleza, Terra da Luz, deixa a desejar quando se trata de espaços que misturam cultura e lazer. Por isso as bibliotecas são tão necessárias, são espaços vivos, cheios de possibilidades, desde projetos, shows, apresentações, debates, área de lazer, mostra de filmes e brinquedotecas, a um espaço onde o cidadão fortalezense pode beber um café e conhecer Rachel de Queiroz, enquanto espera sua viagem começar. (Re)pensem.
(*) Bacharela em Biblioteconomia. Secretária acadêmica MPGES da Uece.
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 29/11/19. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog