sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MEC reprova 27 cursos de medicina do Brasil

O ranking nacional de medicina, a melhor colocada cearense foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ficou na 17° posição

De 154 cursos de medicina no Brasil avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, 27 receberam desempenho "ruim", segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União. Dentre os cursos "reprovados", há cinco de universidades federais, uma delas no Nordeste: Universidade Federal de Campina Grande.
As outras federais que apresentaram desempenho ruim são as do Pará São João del Rei (Minas Gerais), Rio Grande do Sul (em Porto Alegre) e Pelotas (também no RS). Os dados do MEC, levam em consideração titulação do corpo docente, infraestrutura da instituição, qualidade de ensino, avaliação do mercado e até as notas dos estudantes no Enade.
O desempenho 'ruim' corresponde a nota 2 do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5. Além de medicina, também foram avaliados os demais cursos da área de saúde, como odontologia, enfermagem e educação física. No ranking nacional de medicina, a melhor colocada cearense foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ficou na 17° posição.
Em seguida, também no ranking de medicina nacional, estão Universidade Federal do Ceará (UFC), no 23° lugar, Universidade de Fortaleza (Unifor), no 41° lugar, Centro Universitário Christus (Unichristus), na 95° posição, e Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), na 162° posição.
Ao todo, 90 cursos de medicina apareceram com conceito 3 e 34 com conceito 4. Nenhuma graduação obteve conceito 5 e três estão "sem conceito'' (recém-abertos que não completaram ciclo de avaliação). O Brasil possui cerca de 206 cursos de medicina, segundo censo de ensino mais recente.
As 10 melhores universidades do Brasil, segundo o MEC: 1º USP (SP), 2º UFMG (MG), 3º UFRJ (RJ), 4º UFGRS (RS), 5º Unicamp (SP), 6º Unesp (SP), 7º UFSC (SC), 8º UnB (DF), º UFPR (PR) e10º UFSCar (SP).
Fonte: O Povo, mais notícias/Brasil, de 18/12/14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog