segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

HOMENAGEM DE FORTALEZA À DRA. ZILDA ARNS


No final de 2012, no ocaso da gestão municipal de Fortaleza, a então prefeita deu por inaugurado o chamado Hospital da Mulher, ainda que a obra estivesse inconclusa e sem dotação orçamentária. Como arremedo de funcionamento, essa gestora pública remanejou servidores de várias unidades de saúde, esvaziando-as operacionalmente em parte, e transferiu insumos da sua própria rede hospitalar, para dar visibilidade a poucas tarefas que esse novo hospital levava a cabo, o que poderia resultar em dividendos eleitorais ao seu grupo político.
Para gáudio dos fortalezenses, não houve tempo para que a administração anterior batizasse o novel equipamento de saúde, que assim ficaram livres de conviverem com as bizarras homenagens que se rendiam, nesta urbe, a figuras estranhas à realidade brasileira ou local, motivadas por inspiração de ideologia canhestra, e igualmente despojadas de atributos condizentes com a natureza de cada empreitada.
Em fevereiro de 2013, em consonância com a Academia Cearense de Medicina, que aprovara moção sugerindo vincular o nome da Dra. Zilda Arns ao Hospital da Mulher, vereador Walter Cavalcante e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), tomou para si o empenho de concretizar a pretendida homenagem mediante projeto de lei municipal de sua autoria.
As justificativas que suportavam essa proposição estavam bem alicerçadas na vida pública dessa médica, especialista em Pediatria e em Saúde Pública, que, por três vezes, foi indicada para ser aquinhoada com o Prêmio Nobel da Paz, uma honraria que lhe cairia muito bem, coroando o seu exemplo solar da benemerência e da ação voluntária em prol dos mais desvalidos.
Dra. Zilda Arns engajou-se, abnegadamente, a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência, por intermédio do seu trabalho na Pastoral da Criança, cujo alcance sobrepujou as fronteiras nacionais, sendo replicado, com êxito, em muitas localidades dos países subdesenvolvidos.
Nos últimos anos, com a mitigação dos problemas que afetavam a infância no Brasil, e também como resultado da transição demográfica, representada pelo crescente envelhecimento populacional, ela direcionou o seu potencial laboral para outro segmento etário: o de idosos, que passara a cobrar maior atenção. Com esse fito, Zilda Arns coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa, subordinada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, patrocinando o monitoramento mensal de mais de cem mil idosos, propiciado por milhares de voluntários distribuídos em mais de cinco centenas de municípios brasileiros.
Em sessão alvissareira, a CMF aprovou, em 9/12/2014, o projeto de lei 20/2013, do edil Walter Cavalcante, que deu ao Hospital da Mulher o nome da médica Zilda Arns, uma mulher que pautou sua existência no fiel cumprimento das virtudes teologais.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina 
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 18/12/2014. p.11.
 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog