sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ: pioneirismo, tradição e avanços tecnológicos


Dr. Lúcio Alcântara
Presidente do ICC

Na primeira metade da década de 1940, o Ceará contava com 2.300.000 habitantes, enfrentando graves problemas na área da saúde, principalmente por falta de estrutura e equipamentos capazes de atender à demanda crescente.
Foi nesse contexto adverso que surgiu uma instituição com o objetivo de oferecer condições apropriadas de diagnóstico e tratamento aos doentes de câncer, especialmente aos que não dispunham de recursos para buscar atendimento fora.
O dia 25/11/1944 marca o nascimento do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), uma iniciativa pioneira e ousada de um grupo de homens de visão, formado por dez médicos e um padre, que trabalharam diligentemente para que aquela semente se transformasse num projeto capaz de gerar frutos e inspirar gerações, como acontece hoje.
O ICC deu seus primeiros passos na Santa Casa de Misericórdia, que durante algum tempo foi o hospital público de Fortaleza com melhor infraestrutura, e onde os doentes de câncer passaram a ser atendidos.
Em 1948, o ICC conseguiu a instalação de um ambulatório no prédio da então recém-criada Faculdade de Medicina, na época funcionando na Praça José de Alencar, ao lado do Teatro José de Alencar. Ali permaneceu até 1959, quando a Faculdade de Medicina foi transferida para o Porangabussu, hoje Rodolfo Teófilo.
De lá para cá, foram muitas as conquistas, como a construção do Hospital Haroldo Juaçaba, que iniciou oficialmente suas atividades no dia 26/11/1999, com o nome de Hospital do Câncer.
O ICC mantém ainda a Casa Vida e destaca-se não apenas no atendimento, mas também no ensino e na pesquisa em oncologia, por meio da Escola Cearense de Oncologia (ECO).
Como entidade privada e filantrópica na área da saúde estruturamo-nos em prol do crescimento, ampliando espaços físicos e serviços, com resultados consistentes e mensuráveis.
Esse trabalho tem como maior mérito oferecer uma ampla acessibilidade aos avanços na área de Oncologia, com investimentos que trazem para a população o que há de melhor e mais moderno no tratamento do câncer.
Somos uma empresa sólida, com uma grande capacidade de atendimento. Primeiro e principal centro oncológico do Ceará, o ICC tornou-se, de fato, uma referência no Norte e Nordeste, com atividades que englobam a assistência, o ensino e a pesquisa oncológica, junto ao tratamento integral do câncer.
Os pioneiros de 1944 teriam orgulho do ICC de hoje.
* Publicado In O Povo, de 2/12/2015. Opinião. p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog