quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ACORDA, ALICE: vai ter copa e não vai ter hospital!



Por Ricardo Alcântara (*)
Alice gosta de viajar através do espelho. Lá, uma floresta mágica de boas notícias abranda os temores de seus dias e renovar seu ânimo com novas promessas de um nunca alcançado horizonte de coisas belas e sublimes. Pobre Alice!
Alice foi a pé ao novo Centro de Eventos e adorou, apesar do look ‘arquibancada de circo’ da nova passarela. Teve seu encantamento abalado, no entanto, ao saber que, entre balas e festins, o colosso fora erguido na 7ª cidade mais violenta do mundo.
Ela também desfez-se em lágrimas ao assistir o civismo performático de uma sessão da Comissão da Verdade, mas, em desalento, leu relatório da ONU onde a tortura recebe carimbo de ‘problema crônico’ no país, inclusive contra menores.
De repente, viu-se em um shopping center onde, contagiada pelo que imaginou ser a eclosão de um novo tipo de contestação juvenil, logo teve o entusiasmo contrariado: era só um rolezinho de desocupados, apesar da ira dos policiais.
Ela também viu emergir ao horizonte o perfil impávido de um novo líder, mas logo se deu conta: era apenas o Eunício Oliveira, lobo sagaz do mercado eleitoral, erguendo as patas sobre uma nova presa: pobre Alice, pobre Ceará!
Alice sempre sonhou em morar numa cidade que tem metrô. Adora metrô! E aguarda, já desencantada, que as primeiras linhas de Fortaleza saiam de uma fase experimental de uso que já dura dois anos. Alice não entende tanta demora!
Alice vislumbra Neymar campeão do mundo e eleito o melhor do planeta, mas anda desapontada: descobriu que seu ídolo, ao ser transferido para Barcelona, enroscou-se ligeiramente com seu paizão numa lavagem de 38 milhões de euros.
E por falar em Copa, Alice também acreditou que o evento faria uma revolução de mobilidade em Fortaleza, mas agora lhe contam que somente as vias no entorno da Arena Castelão estarão prontas... e nem serão usadas durante a competição!
(*) Jornalista e escritor. Publicado In: Pauta Livre.
Pauta Livre é cão sem dono. Se gostou, passe adiante.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog