quinta-feira, 15 de outubro de 2015

JARBAS STUDART GURGEL: um docente entre peixes, homens e almas


José Jarbas Studart Gurgel, nascido em 20 de julho de 1935, em Acaraú-Ceará, foi o primogênito do lar constituído por Benjamim Studart Gurgel e Olga de Sales Lopes Gurgel. Seu pai foi o primeiro farmacêutico do Acaraú.
Fez o Primário em sua cidade natal, no Grupo Escolar Padre Antônio Tomaz. Em 1948, veio a Fortaleza, para continuar seus estudos, realizando o Ginásio no Colégio Cearense Sagrado Coração, o consagrado estabelecimento de ensino marista, donde transferiu-se para o tradicional Liceu do Ceará, no qual cursou o Científico.
Graduou-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e prosseguiu a sua formação com Cursos de Pós-Graduação, por intermédio da Especialização em Regional Development Fish Production, cumprida nas Universidades de Kansas e Washington, nos EUA; e do Mestrado em Engenharia de Pesca, realizado, em Fortaleza, na UFC.
A sua vida profissional foi compartilhada por dois postos laborais: o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no qual foi admitido em 1955, em Fortaleza, Ceará; e a Universidade Federal do Ceará, nomeado para lecionar no Curso de Engenharia de Pesca, a partir de 1973, após aprovação em Concurso Público.
No DNOCS, exerceu diversas funções técnicas e administrativas, tendo dirigido durante 15 anos o Departamento de Pesca e Piscicultura, mas a atividade de pesquisador foi a de maior relevância; aposentou-se desse órgão, por tempo de serviço, em 1989, passando a dedicar-se integralmente à vida universitária, a partir de então.
A combinação da sua experiência em serviço, no DNOCS, com o exercício do magistério na UFC, fez dele um dos docentes mais completos do Curso de Engenharia de Pesca, pois lhe permitiu aliar a teoria à prática, prestando assim uma enorme contribuição à consolidação de um novel curso de graduação.
Na UFC, atuou de forma tripla: ensino, pesquisa e extensão, tendo alcançado o ápice da carreira docente, como professor titular, vindo a aposentar-se por força da idade compulsória.
Como pesquisador, foi Consultor do CNPq (de 1983 a 1996), da Rede Regional de Entidades e Centros de Aquicultura da América Latina, com sede em Bogotá, e Assessor da Associação de Ciências Naturais do Litoral, sediada em Santa Fé, Argentina. De sua lavra intelectual, publicou 227 trabalhos técnicos, científicos, genealógicos, biográficos e de divulgação, dos quais 18 no exterior.
Participou de 88 eventos técnicos e científicos, tendo sido representante do Brasil em diversos encontros internacionais.
Nas atividades de extensão, executou os Projetos: Salga de Pescado de Açudes, ABC-Peixe, Assistência Técnica aos Pescadores do Açude Santo Anastácio da UFC, Engorda da Tilápia do Nilo em Tanques, Piscicultura de Quintal e outros, todos eles indicativos da intervenção em prol das comunidades em que estavam inseridos.
Pertenceu a 18 associações científicas e de classe, das quais sete como fundador, comportando mencionar: Academia Cearense de Farmácia, Academia Cearense de Ciências, Sociedade Cearense de Geografia e História, Associação Brasileira de Aquicultura, Associação Brasileira de Hidrologia e Recursos Hídricos, Sociedade dos Técnicos do DNOCS, Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará e Tilapia International Foundation (TIF).
Recebeu 42 distinções de entidades nacionais e estrangeiras, que reconheceram a sua valorosa contribuição como dedicado professor, pesquisador e profissional.
Fiel ao seu compromisso cristão, teve ativa participação em várias entidades eclesiais, como: Conselho Nacional do Laicato do Brasil), Comunidade Mundial de Vida Cristã, Cursilhos da Cristandade, Encontro de Casais com Cristo, Conselho Arquidiocesano de Leigos e outros movimentos leigos ligados à Igreja Católica.
Escritor polígrafo, destacando-se no campo literário, como memorialista, biógrafo, genealogista, poeta, cronista e um bom causeur, mercê de uma memória privilegiada de pleno domínio do uso do nosso vernáculo. Mesmo na vigência de tenaz enfermidade, ainda lançou três livros nos seus últimos seis meses, um deles como um verdadeiro memorial da sua docência na UFC. Deixou inacabada, porém em fase final, uma obra colossal que atualiza, até os dias presentes, a genealogia da família Gurgel, em suas ramificações radicadas no Nordeste brasileiro, tendo legado ao seu filho Gustavo o encargo de completar e publicar, postumamente, esse apurado livro.
Conhecido por sua polidez, tratava a todos com cordialidade e gentileza, sem qualquer distinção de estratos sociais, tendo plasmado a sua existência ofertando o melhor de si à família que formou, ao trabalho que construiu e à religião, como católico fervoroso.
Jarbas Studart foi casado com Maria Juvanilia Amorim Studart Gurgel, e do casal descendem quatro filhos (Gustavo, Guilherme, Viviane e Eduardo), 12 netos e um bisneto.
Com o seu retorno ao Pai, ocorrido em Fortaleza, em 29 de janeiro de 2015, deixou uma imensa saudade entre seus familiares, amigos, colegas e antigos alunos, contrabalançada, entretanto, pelo conforto de saber que Jarbas terá a boa receptividade celestial, porquanto foi ele um homem de bem e do bem, que também soube resguardar a fé, praticando-a integralmente, e espalhando uma generosidade cristã em seu fazer diário.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico)

* Publicado In: APESC Notícias, 15 (61): 4, junho de 2015. (Órgão de divulgação da Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog