terça-feira, 12 de abril de 2016

ELEIÇÕES NA UECE: Renovar é preciso


Por João Batista Carvalho Nunes (*)
Hoje, dia 12 de abril, a Uece irá às urnas para eleger uma nova Reitoria. Nos últimos anos, observou-se o agravamento de problemas presentes no cotidiano da Instituição, tais como: falta de diálogo com a comunidade acadêmica; insegurança nos campi da Capital e Interior; descompromisso com os servidores técnico-administrativos; e falta de transparência no uso dos recursos financeiros da Uece e do Iepro.
Como candidato à Reitoria juntamente com Izabel Florindo, queremos romper com o atual modelo de gestão da Universidade. Uma universidade pública precisa garantir a participação efetiva da comunidade acadêmica na gestão. Ampliaremos, portanto, os canais de diálogo com essa comunidade.
Além de fortalecer os órgãos colegiados da Instituição, aproximaremos a Administração Superior (Reitoria e Pró-Reitorias) dos centros, faculdades, instituto superior, setores administrativos e movimento estudantil. Realizaremos reuniões semestrais com essas instâncias, a fim de identificar, junto a professores, servidores e estudantes, as reais necessidades, assim como construir soluções compartilhadas, e prestar contas do que já foi feito e dos recursos empregados.
A imprensa tem noticiado vários casos de furto e assalto na Uece. Há sentimento de insegurança nos campi. Desenvolveremos, por conseguinte, uma política de segurança em toda a Uece, constituída de dois eixos: a) interno – ampliação do efetivo de agentes de segurança nos campi, com formação específica para o trabalho em uma universidade, utilização de tecnologias de monitoramento, entre outras propostas que serão discutidas com a comunidade acadêmica; b) externo – ações de extensão universitária que permitam maior aproximação da Uece com as comunidades em seu entorno, de modo que elas sintam a importância da Universidade para suas vidas e a protejam.
Quanto aos servidores, viabilizaremos a implantação do PCCV dos servidores, assim como defenderemos uma cultura do respeito e do diálogo com todos.
Vamos juntos renovar a Uece!
(*) É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e candidato a reitor da Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 12/4/16. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog