sábado, 9 de abril de 2016

Fosfoetanolamina sintética: veto ao Projeto de Lei 4639/16


Carta Aberta da Abrasco para reivindicar veto ao Projeto de Lei 4639/16

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, dirige-se respeitosamente a Vossa Excelência para reivindicar vosso veto ao Projeto de Lei 4639/16, que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética como medicamento. O mencionado PL foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, nos dias 8 e 23 de março últimos, respectivamente, e aguarda sanção ou veto da Presidência da República.

A autorização de medicamentos não compete ao Poder Legislativo e à Presidência da República. Nas sociedades contemporâneas, esse tipo de decisão compete a órgãos técnicos; no Brasil, é atribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, segundo a Lei nº 9.782, de 26/01/1999.

A determinação da segurança e da eficácia de um medicamento depende dos resultados de uma sequência de estudos clínicos cujos métodos e protocolos já se encontram consolidados pela comunidade cientifica. Não se dispõe ainda de resultados desses estudos no caso dafosfoetanolamina sintética.

Em respeito às atribuições legais da ANVISA, e aos melhores interesses de proteção à saúde dos brasileiros, reiteramos a importância do veto presidencial ao PL 4639/16.

Rio de Janeiro, 5 de abril de 2016

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog