sexta-feira, 9 de agosto de 2019

AOS VIVOS: "Não é assim que se esfola um bode!"



Osmilton Avelino, natural de Sousa-PB, e seus contos inverossímeis. Tinha um irmão extremamente pão duro que passou ordem na mulher para, de manhã, no café, só servir o cuscuz pra filhada quando a massa esfriasse. A mulher retrucou:
- Quentinho é o ideal, aprendi com mãe!
- Cuscuz frio aqui, não!
- Por quê, seu porqueira!
- Quente, gasta-se muita margarina!
Dona Aldiza, mãe dele, foi procurada pela vizinha Maria Cebola para fins de decifração de um sonho. Fazia companhia à senhora genitora de Osmilton, naquele instante, o doidinho Zé de Jota. A vizinha explana.
- No sono, duas aves voavam mansamente; o vento emanado das asas dos bichos promovia agradável brisa.
- Não sou entendida de sonhos, Maria, mas, se eram aves, pode dar águia, avestruz...
- Ou jacaré! - interrompeu do nada o mental Zé de Jota.
O pai Zé Avelino do Osmilton adoecera grave. O resultado dos exames, nas mãos do filho querido, não deixava dúvidas. E o pior: a confirmação do médico de que o velho teria pouco tempo de vida. Até então, ninguém sabia da novidade. Como dar a triste notícia? Todos reunidos na sala e Osmilton, emocionado, se enche de coragem e fala.
- Família! Tenham força nesse instante doloroso. O que tenho a dizer é demais angustiante: papai só tem três meses de vida!
E o chororô abunda no ambiente. Uns caindo pro lado, outros tantos à direita. Contudo, tia Maria, ruim das oiças e sempre muito sincera...
- Se preocupem não! Três mês passa bem ligerim!!!
Um primo do dito Osmilton, fraco das feições (feio) que morava em São Paulo, manda carta pra namorada e conta que, muito em breve, está em Sousa pra se casarem. "Vamos viver um amor platônico!" - escreveu o matuto.
Mas, que diabo é o "amor platônico" que os dois viverão? Metade da cidade não sabia; a outra também. O jeito era perguntar à tia Maria, aquela "ruim das oiças e sempre muito sincera". Com muito jeito a noiva busca tirar a dúvida.
- Tia, a senhora é a derradeira pessoa que busca saber...
- O que, cunhã?
- Que "amor platônico" é esse que meu noivo diz que viverá comigo, quando a gente se casar?
- Saber assim na exata prosopopeia, eu não sei... Mas, por via das dúvidas, já vá buscar ele na rodoviária sem calcinha, viu?
Enquanto cozinha o galo
Estava doentinho, mas ainda consciente, se rindo das coisas, apesar da hemorroida. Aos 92 anos, Erivaldo passara já por todas as experiências. 12 filhos, 51 netos, 16 bisnetos e oito 'cacaraneto'. Escapou da próstata, do coração, da erisipela, da mordida do cachorro doido, do SPC. Presentemente, tosse braba, remela e diarreia. A mulher, sabedora do marido a fundo (a fundo!), pede à filha cuidadora, algo desatenta:
- Aproveite e leve seu pai ao doutor enquanto ele está sentado!
Fonte: O POVO, de 27/7/2018. Coluna “Aos Vivos”, de Tarcísio Matos. p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog