quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A UECE E EU

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

A legislação me obriga a me aposentar até o dia 26 de agosto, quando completarei, se ainda aqui, 75 anos de idade, lúcido e produtivo. Até lá continuarei comprometido como nos 46 anos de convivência com a Uece, desde quando participei do seu até hoje respeitado Vestibular, em 1976, para uma profissão de tanta relevância: Administração.

Em 1982, já graduado, fui contratado como Professor Assistente, por indicação da professora Rosila Cavalcante de Albuquerque ao então Reitor, Padre Luis Moreira. Comecei, de fato, no segundo semestre de 1987, por ter estado cedido ao governo do Ceará, em funções de Secretário de Estado.

Em sala de aula, assumi a disciplina de Administração Mercadológica I (hoje Marketing), enquanto acumulava com a representação do Estado no Conselho Diretor da mantenedora, a Funece. Foram 60 turmas, 2.694 alunos inscritos e um grande cabedal de conhecimentos apreendidos, pela máxima de que o professor aprende a cada vez que se dedica, de fato, a ensinar.

Permaneci com a carga de 20 horas semanais, embora assumindo outros desafios, entre 2006 e 2020, seja como Pró-reitor de Planejamento, Chefe do Gabinete da Reitoria ou Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados.

No Cesa, no período de 2012-20 foram criados quatro doutorados e defendidas 848 dissertações e teses e 742 monografias de especialização, e produzido portfólio com nossas expertises para o desenvolvimento do Ceará.

Afora atividades intrínsecas, pude participar de inúmeras realizações desta notável instituição, orgulho dos cearenses, como da implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica e a consecução da Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará - Redenit-CE e a representação na Câmara de Inovação da FUNCAP. Fui, ainda, membro dos Conselhos Universitário e de Ensino Pesquisa e Extensão.

Outra participação efetiva foi nas tratativas que permitiram a parceria com a Fundação CDL para a reforma e uso partilhado do prédio da 25 de Março, um ícone da Uece. São flashes de uma convivência que me é tão cara. Afinal, ao me afastar terei estado vinculado à Uece por mais de 60% do meu tempo. Uma vida.

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 31/01/22. Opinião, p.20. 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog