sábado, 24 de outubro de 2015

EDÍSIO TAVARES: prestigiado decano da Academia Cearense de Medicina


José Edísio da Silva Tavares nasceu em Fortaleza, a 30 de março de 1920, filho de Júlio Vianna da Silva Tavares e Diva de Holanda da Silva Tavares.
Cursou o Primário, no Instituto São Luiz, e o Secundário (Ginasial), no Liceu do Ceará, em Fortaleza, Ceará, e, na conformidade da legislação educacional vigente, fez a formação complementar (Pré-médico), no Colégio Oswaldo Cruz, em Recife, Pernambuco.
Em 1941, começou o seu curso médico na Faculdade de Medicina do Recife, formando-se em 1946, e logo regressou ao Ceará, para iniciar sua atividade profissional em Tauá, onde residiu por seis anos. Depois dessa experiência nos Inhamuns, voltou à Fortaleza, fixando residência em definitivo, e instalando o seu consultório.
Em 1953, foi nomeado médico do Serviço de Inspeção de Saúde do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IPEC), no qual viria a ser Chefe do Serviço Médico-Hospitalar.
Em 1956, foi admitido como professor assistente voluntário da cadeira da Terapêutica Clínica da Faculdade de Medicina do Ceará, passando a contratado e depois a docente efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com a extinção dessa cadeira, via reforma universitária, passou a integrar a disciplina de Clínica Médica, vindo a se aposentar em 1988, como Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde da UFC. Exerceu a chefia do Depto. de Medicina Clínica, em sucessivos mandatos, e a chefia do Setor de Nefrologia do Hospital das Clínicas, de 1963 a 1976.
Além dessas atividades, exerceu com grande destaque a clínica particular em Clínica Médica e em Nefrologia, especialidade que abraçou com afinco e teve nele o pioneirismo no Ceará. Enquanto manteve atividades clínicas, foi um ativo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, tendo exercido a função de Secretário da Regional do Ceará, e participado de vários congressos nacionais de Nefrologia, com apresentação de trabalhos científicos.
É acadêmico-fundador da Academia Cearense de Medicina, da qual foi presidente, sendo o atual Diretor de Publicações, desse sodalício, competindo-lhe a feitura dos Anais e de outras editorações. É uma presença constante nas reuniões dessa academia, para a qual concorre com valiosas contribuições, mercê da sua lucidez e da memória privilegiada que preserva.
Por seus atributos de dedicação, idealismo e honestidade, tão prevalentes em sua existência, foi alvo de diversas homenagens prestadas por seus pares e instituições médicas.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18.
* Publicado In: Jornal do Médico em Revista, 9(52): 8, setembro-outubro de 2013. (Revista Médica Independente do Ceará).
Nota do Editor do Blog: Com esta postagem rendo homenagem ao ilustre confrade Ac. Edísio da Tavares que, em 16/10/2015, aos 95 anos de idade, retornou ao Pai.

Um comentário:

Márcia Alcântara disse...

Bom Dia Marcelo Gurgel
Desejo muito obter informações mais especiais sobre os feitos do Dr. Edísio.
Tenho apenas dados biográficos.
Como fui designada para fazer uma saudação a esse ilustríssimo patrono da cadeira 67 da ACM, necessito de mais dados do que estou dispondo. Agradeço muito sua atenção. Márcia Alcântara

 

Free Blog Counter
Poker Blog