sábado, 29 de setembro de 2018

A PALAVRA DE DEUS


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Setembro foi escolhido nacionalmente como o mês da Bíblia, em homenagem a São Jerônimo, cuja festa celebramos em 30 de setembro, pois foi ele quem traduziu a Bíblia do grego e do hebraico para o latim.
Através das Sagradas Escrituras conhecemos e amamos a Deus. É impossível amar alguém sem saber quem é. Assim, também não é possível ter fé sem conhecer a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é fundamental não apenas para nossa espiritualidade, mas também tem aplicações muito úteis em nosso dia a dia. À medida que lemos a Bíblia e meditamos, oramos e nos comprometemos em adotar seus ensinamentos em nossa vida, o fermento 'leveda a massa' em nós e isso vai nos transformando. Conforme explica a Segunda Carta a Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (2Tm 3,16).
Daí a importância de difundirmos esse hábito em família, para que todos cresçam na vivência dos valores humanos e cristãos.
A palavra vem de Deus, desce ao coração e produz mudança. Portanto, a Palavra de Deus é um movimento ativo, transformador, renovador e santificador.
Para se fazer uma boa leitura da Bíblia, quatro passos são sugeridos:
1° Passo - Leitura: ler o texto várias vezes. Leitura lenta e atenta da Palavra de Deus. Escutar e conhecer bem o que diz o texto.
2° Passo - Meditação: ruminar, mastigar, guardar na memória. Meditar é guardar no coração e deixar-se amar. O que o texto me diz? Atualizar para hoje.
3° Passo - Oração: louvar, agradecer, suplicar. O que o texto me leva a dizer a Deus? Conversar com Deus. Responder aos apelos de Deus.
4° Passo - Contemplação para ação: viver, agir. Ver a realidade com os olhos de Deus. Mergulhar no mistério de Deus.
Que a Palavra de Deus possa sempre nos educar e reanimar na fé. Que ela seja nossa companheira de caminhada, e a luz para nossos pés, pois assim saberemos por onde andar.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 22/09/2018. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog