sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

A BELEZA DE RITA DE CÁSSIA

Por Poty Fontenelle (*)

Nas gravações de vocais que fizemos para as bandas do Somzoom estúdio, conheci inúmeros compositores novos de forró, grandes compositores, dentre tantos, uma chamava-me a atenção: Rita de Cássia. Sua capacidade de criação melódica sobre sequências harmônicas conhecidas prenunciava em suas músicas sucesso indiscutível. Uma fórmula simples mais de difícil domínio. Simples por ter seu acompanhamento facilmente executado por qualquer iniciado em violão, com acordes básicos (o que também já era uma grande porta para o sucesso), mas, com um diferencial enorme: Melodias envolventes e letras reveladores das emoções comuns dos apaixonados.

Emanuel Gurgel, nas vezes em que tínhamos sua presença no estúdio e estávamos gravando alguma composição dela, com sua sensibilidade de midas, alertava para o grande potencial de Rita já a colocando como um sucesso futuro. A cada banda gravada, na audição inicial que fazíamos do repertório, íamos identificando suas letras, melodias e harmonias. Quase invariavelmente, as músicas cujas melodias tinham detalhes diferenciais e eram facilmente fixadas na memória iam sempre para "conta" da Rita de Cassia.

Seu estilo serviu de modelo e inspiração para outros compositores. Sua temática evidenciava a beleza, a força e o amor entre as pessoas. Em "Meu vaqueiro, meu peão", isso fica bem claro. A ideia do homem nordestino sofrido, calejado, tão repetida nas composições, era deixada de lado e ela os transformava em príncipes montados em alazões com beleza reluzente, havia a ideia subliminar que o sertão estaria sempre verde e decorado como cenário de tantas paixões e amor. Asas da imaginação com Banda Aquários; Tatuagem, com Mastruz com Leite, Bichinho de estimação, com a Banda Cavalo de Pau e centenas de outras.

Rita romantizou o forró dando-lhe um grande impulso para sua consolidação final, popularizando a música regional também no perímetro urbano e em todas as classes, compondo a galeria com Luiz Gonzaga, Marinês e muitos outros. Creio que a música que eu comporia em sua homenagem poderia ter o título de "Encantamento".

(*) Maestro. Professor da Uece.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 12/1/23. Opinião, p.20.

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