Por Cândido
B.C. Neto (*)
Vivemos num contexto em que a produção e a
difusão do conhecimento são aspectos fundamentais para o crescimento
socioeconômico de um povo, de uma região e de um país. Compete à Educação
Superior o desafio de criar oportunidades de ascensão social, com impactos
positivos sobre a distribuição de renda, por meio de uma educação humanista,
inclusiva e libertadora. Desse modo, nas últimas décadas, a educação superior
pública, principalmente a partir da expansão geo territorial e da
interiorização das instituições de ensino federais e estaduais, vem expandindo
a excelência no desenvolvimento de suas atividades.
Partindo de uma compreensão mais ampla da
educação superior, a qual envolve não apenas o ingresso, mas também a
permanência e a qualidade da formação dos estudantes, destacamos a necessidade
de ampliação urgente de investimentos em infraestrutura, formação profissional
e contratação de pessoal docente e técnico-administrativo, por meio de concurso
público, de modo a garantir condições efetivas de acessibilidade diante da
democratização, sobretudo por meio da implantação das políticas de cotas
sociais, étnico-raciais e para pessoas com deficiência. Ressaltamos que faz-se
necessário, investir em políticas de assistência estudantil e, especialmente,
nos programas de bolsa de permanência universitária, com o objetivo de evitar a
evasão, viabilizando ao aluno concluir o curso de graduação no tempo regular.
A especificidade da Educação Superior exige
dos seus integrantes a constante busca do equilíbrio entre o desenvolvimento
dos saberes e inovações produzidos pelas IES, fundamentado num compromisso
social visando o atendimento das demandas que lhes são exigidas, tendo em vista
a superação das necessidades históricas e reconhecendo ser de fundamental
importância o bom desempenho em favor da nossa população.
A justificativa deve trazer dados e
evidências de como a política educacional se encontra. Como se comportam os
principais indicadores do desenvolvimento humano. Quais ações, propostas e
metodologias serão usadas para resolver os principais desafios do mundo
contemporâneo.
(*) Professor da Uece e coordenador
da Educação Superior da Secitece.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 17/03/25. Opinião. p.18.
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