segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO NORDESTE

Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Como notícia e pensamento um puxa o outro me lembrei de uma velha história do escritor francês Júlio Verne (1828-1905) e para os menores de 40 anos de idade vênia para refrescar a memória nessa época de internet. 

O tal escritor tinha como especialidade escrever livros de aventura e ficção científica. Escreveu pra lá de 100 livros e foi traduzido em 148 línguas. Creio que, se não me falha a retentiva, por volta de 1956 fizeram um filme em Hollywood baseado em um dos seus títulos de maior vendagem: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”.
A sinopse do filme ou fita, como se dizia antigamente é a seguinte: um nobre inglês fez uma aposta que daria a volta ao mundo em 80 dias, em um balão. Fez-se acompanhar de um criado e voou mundo afora, teve muitas aventuras. O lorde ganhou a aposta. Naquela época não existia internet e as novidades vinham na maior parte pelo cinema.
Eu tinha um colega de Faculdade de Medicina do Recife vindo do interior cearense. Nas festas de São João ia passar com os pais. Já habituado com o mundo, gostava de ler muito se entusiasmou pelo marketing (mercadologia no vernáculo), e chegando a casa, encontrou o pai macambúzio. Ele era o dono do cinema da cidade. Tinha gasto uma fortuna para alugar um filme que era sucesso. Qual era? Justo ‘A Volta ao Mundo em 80 Dias’. Mesmo na noite de sábado, dia de feira, apenas uns gatos pingados.
Desespero do velho. Teria que vender algumas cabeças de gado. O filho preocupado sugeriu ao pai:
– Pai porque o senhor não troca o título do letreiro? – O nome dele veio da América. ‘Gringo sabe que faz’, – retruca o velho sertanejo ainda mais abusado com a insolência do filho: – Desculpe pai mas por que o senhor não troca o nome por maneira de falar local? – Jeito? Que jeito? – Resmungava o velho sertanejo. – Pai... troca o nome deste filme para:
Quasi treis meis fora de casa.
A bilheteria estourou. Viva o marketing!
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog