quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pesquisa do HGF contemplada com o Prêmio de Incentivo em C&T para o SUS

Nossos parabéns à equipe do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), liderada pela Dra. Maria Roseli Monteiro Callado, valorosa médica da Turma Dr. José Carlos, formada na UFC em dezembro de 1977, aquinhoada com Menção Honrosa do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, do ano de 2014, na Categoria Trabalho Publicado. 

Dra. Roseli recebendo o Prêmio de C&T para o SUS.
O trabalho vencedor “Antinuclear antibodies: two-steps detection strategy” (Anticorpos antinucleares: estratégia de detecção em duas etapas) foi publicado, em 2014, na revista Immunological Investigations. 
Certificado conferido pelo Prêmio de C&T para o SUS ao trabalho da equipe do HGF.
O Blog transcreve abaixo a matéria de autoria de Oona Quirino / Karol Martins, da Assessoria de Imprensa do HGF
Por Oona Quirino / Karol Martins
Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS
Desde 2002, o Ministério da Saúde premia a comunidade científica por meio do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. Os candidatos podem concorrer em quatro diferentes categorias: tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado e monografia de especialização ou residência.
O trabalho científico “Anticorpos antinucleares: estratégia de detecção de duas etapas”, de autoria de uma equipe médica do Hospital Geral de Fortaleza, foi um dos trabalhos premiados na categoria Trabalho Científico Publicado, do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS.
A premiação aconteceu na última quarta-feira, 12/11, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília - DF. A cerimônia ocorreu durante o Seminário de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde e contou com a participação de dois ministros de Estado: Clelio Campolina Diniz, ministro da Ciência Tecnologia e Informação, e Arthur Chioro, ministro da Saúde.
Segundo a reumatologista Maria Roseli Monteiro Callado, uma das autoras do trabalho, a menção honrosa foi um marco para o Ceará. “Foi a primeira vez que um trabalho científico da Região Nordeste conseguiu tal premiação. Concorremos com mais de 460 estudos em quatro diferentes áreas: tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado e monografia de especialização ou residência”.
Quem também participou da solenidade de premiação em Brasília foi o presidente da Seção de Estudos e Aperfeiçoamento do HGF, José Artur Costa D’Almeida. Ele explica que as iniciativas premiadas serão incorporadas ao Sistema Único de Saúde-SUS. “Esse é o papel do Prêmio. Incentivar e valorizar os pesquisadores. São trabalhos científicos como este, que podem ajudar no processo de modernização de um dos maiores programas de saúde do mundo, o SUS”.
O Diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros, parabenizou a equipe premiada e ressaltou a importância dos trabalhos científicos na área da saúde. “A pesquisa é fonte rica de conhecimento que pode contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias. No caso específico deste trabalho, a melhora do fluxo de rotina dos exames de autoimunidade realizados no laboratório do HGF, pode ser considerada um benefício não só para o hospital, mas também para o paciente”.
O trabalho
O estudo avaliou um método de automação para realizar os exames de autoanticorpos antinucleares e foi desenvolvido pelos especialistas Maria Roseli Monteiro Callado, Maria Nancy de Alencar Barroso, Vânia Maria Alves, Maria Arenilda de Lima Abreu, Lívia M. Mesquita Mororó Muniz e José Rubens Costa Lima. A equipe constatou que o avanço tecnológico possibilitou a melhora do fluxo da rotina dos exames de autoimunidade realizados no laboratório do HGF.
Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS
O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como objetivo valorizar os pesquisadores e seus trabalhos científicos, indispensáveis para o bom desenvolvimento das políticas públicas em saúde no país.
Desde 2002, o Ministério da Saúde premia a comunidade científica por meio do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. Os candidatos podem concorrer em quatro diferentes categorias: tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado e monografia de especialização ou residência.
Fonte: Assessoria de Imprensa do HGF.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog