terça-feira, 9 de maio de 2017

CENTENÁRIO DE MOZART SORIANO ADERALDO

Como intelectual, foi vibrante jornalista, poeta, ensaísta, genealogista; historiador, memorialista, crítico literário.
Mozart Soriano Aderaldo nasceu em 22/4/1917, em Brejo dos Anapurus, no Maranhão, filho do cearense Francisco Antônio Aderaldo e da maranhense Elisa Soriano.
Aos três anos de idade, passou a residir no Ceará. Fez o curso primário no Colégio Cearense Sagrado Coração e o secundário no Liceu do Ceará.
Transferindo-se para o Rio de Janeiro, então capital federal, estudou, do primeiro ao terceiro ano, na Faculdade de Direito, retornando a Fortaleza a fim de completar o curso na Faculdade de Direito do Ceará, na qual recebeu o diploma de bacharel em Direito em 1940. Posteriormente, obteve os graus de mestre em Administração, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e de doutor em Direito Público na UFC.
Foi diretor da Imprensa Oficial, Consultor Jurídico da Secretaria de Agricultura, secretário de Estado no Governo Plácido Castelo, chefe da Assessoria Técnica do Governo Parsifal Barroso, chefe da Assessoria do primeiro Governo Virgílio Távora; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e do Conselho de Cultura do Estado.
No magistério, foi fundador e diretor da Escola de Administração do Ceará, e professor da Faculdade de Ciências Econômicas, da Faculdade de Direito, da Faculdade Católica de Filosofia, da Escola de Belas Artes, da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas e de colégios da rede pública.
Como intelectual, foi vibrante jornalista, poeta, ensaísta, genealogista; historiador, memorialista, crítico literário e conferencista. Durante muitos anos, escreveu para os jornais de Fortaleza, incluindo este (O POVO).
Escritor de orientação católica foi literário, jornalista, ensaísta, historiador, genealogista e poeta. Mozart foi polígrafo, tendo legado obra numerosa e importante.
Além do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras, pertenceu a várias outras instituições: Academia Cearense de Retórica, Sociedade Cearense de Geografia e História, Instituto Cultural do Cariri etc.
Por seus notáveis méritos, foi laureado com muitas distinções, condecorações e medalhas.
Casado com a sra. Ana Cartaxo, a Dona Nanza, de cujo enlace matrimonial vieram os filhos: Melânia, Marcos, Henrique, Carlos e Lúcio.
Mozart Soriano Aderaldo faleceu em Fortaleza, em 25/6/1995, aos 78 anos. Em 2017, para assinalar a passagem do seu centenário de nascimento, alguns eventos serão realizados por sua família e por entidades culturais do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Sócio efetivo do Instituto do Ceará
Fonte: O Povo, de 8/05/2017. Opinião, p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog