sábado, 20 de janeiro de 2018

SÃO SEBASTIÃO E A VIDA DE FÉ

Por Padre Rafhael Silva Maciel (*)
A Igreja celebra, no 20 de janeiro, a memória de S. Sebastião, mártir dos primeiros tempos do cristianismo, ano 304. Órfão de pai desde sua infância, foi educado cristãmente pela sua mãe. Jovem e de ânimo forte, decidiu responder ao chamado divino e tornou-se um árduo defensor da fé católica.
O jovem Sebastião vai para Roma auxiliar os cristãos perseguidos, e ali entra para a Guarda Pretoriana, sob o Império de Maximiniano e Diocleciano. Em meio ao exército professou a sua fé e nunca a escondeu, ao mesmo tempo ia ao encontro dos seus irmãos cristãos para ajudar-lhes na perseverança da fé diante da força do inimigo.
Após seu martírio, causado por ódio à fé, logo começou a ser venerado pelos seus pares e teve sua memória celebrada entre os cristãos. Não foi privilégio apenas do tempo de São Sebastião a perseguição por causa da fé.
Desde sempre aqueles que professam a fé foram perseguidos, inclusive e com grande força nos tempos atuais. Não precisamos ir longe, bastando recordar os Regimes totalitários, que ainda agora – em pleno 2018 – fazem novos mártires.
Gostaria, então, de lembrar que, olhando para o testemunho de São Sebastião, deveríamos assumir dois aspectos fundamentais da fé cristã: o primeiro é que somos irmãos e devemos acudir-nos uns aos outros na vida, digo, apoiando-nos mutuamente na fé, na reta doutrina, no amor pela Igreja, na caridade operativa para com os mais necessitados; depois, que, em tempos de guerra ideológicas, mais do que nunca o católico é chamado e ser sal da terra e luz do mundo, ajudando a dar sabor à vida e a iluminar uma sociedade que está sendo devastada por novos “imperadores”, que perseguem - às vezes até à morte - os que creem.
Peçamos a São Sebastião que nos ajude do Céu, com suas orações, para que firmes na fé, alegres na esperança, ativos na caridade, possamos dar testemunho de Jesus Cristo e do seu Evangelho. São Sebastião, rogai por nós!
(*) Presbítero da Arquidiocese de Fortaleza; Missionário da Misericórdia.
Fonte: O Povo, de 20/1/2018. Opinião. p.25.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog